Vida Urbana

Capitania alerta para ressaca com ondas de até 4 metros

Fenômeno deve se estender até a terça-feira (5).




O litoral da Paraíba deve ter ondas de até quatro metros neste fim de semana. A informação é da Capitania dos Portos, divulgada nesta sexta-feira (1º). O alerta de ressaca serve tando para banhistas e pessoas que praticam esportes no mar, quanto para quem pretende usar embarcações de pequeno e médio porte, que devem evitar a navegação. De acordo com a Capitania dos Portos, inicialmente o alerta era válido até o domingo (3), mas o fenômeno deve se estender até a terça-feira (5).

No caso de emergência no mar, a população pode entrar em contato com a equipe de plantão da capitania por meio do número (83) 3241-2805 ou pelo disque segurança da navegação 0800 281 3071. Este é o segundo alerta de ressaca em cerca de duas semanas. No dia 23 de junho, a Capitania dos Portos havia informado que o litoral paraibano registraria ondas de até 2,5 metros.

O alerta também é para que as pessoas evitem o trecho da barreira do Cabo Branco, da praça de Iemanjá até a praia de Ponta de Seixas, que com o aumento da maré, pode apresentar desmoronamentos. No dia 22 de junho, a Prefeitura de João Pessoa decretou o estado de emergência na área compreendida pela falésia.

De acordo com o decreto, foram considerados os impactos da corrente marinha, ocorridas no município de João Pessoa nos últimos sete dias, e neste instante caracterizados como Erosão Costeira Marinha, segundo o Código Brasileiro de Desastres (Cobrade). 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.