Vida Urbana

Candidatos ao Enem devem ficar atentos ao que pode e o que é proibido na prova

Mais de 200 mil candidatos se submeterão ao exame na Paraíba. Além da concorrência, é preciso ficar atento às regras do concurso.



Rizemberg Felipe
Rizemberg Felipe

Os 203.408 candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Paraíba devem ficar atentos aos itens obrigatórios e as causas de uma possível eliminação. Nos dias de aplicação do exame, que acontece amanhã e domingo em todo o Brasil, os candidatos precisam apresentar obrigatoriamente um documento oficial com foto, além de uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o candidato também leve o cartão de confirmação da inscrição, disponível no site do Enem. Até a última terça-feira, 1,7 milhão de participantes não havia acessado o cartão, onde constam informações básicas como data, hora e local de realização das provas.

Os candidatos devem prestar atenção à hora de aplicação das provas, que seguem o horário oficial de Brasília. Na Paraíba, os portões de acesso abrem às 11h e fecham às 12h. As provas serão aplicadas às 12h30. O candidato que sair definitivamente da sala de prova antes de completadas duas horas do início do exame será eliminado. Outra causa de eliminação é o uso de gorro, óculos escuros, boné, chapéu, viseira ou similares.

O que levar

-É obrigatória a apresentação de um documento de identificação original com foto. No edital estão os documentos aceitos.

-Em casos de perda, extravio, furto ou roubo do documento de identificação, é preciso apresentar um boletim de ocorrência expedido “por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame”

-Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.