Vida Urbana

Campina vai ganhar mais quatro parques

Além do Jardim Botânico na Mata do Louzeiro, prefeitura deverá implantar área verde na Liberdade, Monte Santo e  São José da Mata.



Leonardo Silva
Leonardo Silva
Expectativa é de que sejam investidos inicialmente R$ 5 milhões no projeto

A área destinada ao verde em Campina Grande vai crescer com a implantação de mais quatro parques na cidade. Um deles, o Jardim Botânico (na Mata do Louzeiro), está sendo considerado um dos maiores projetos ambientais dos últimos 50 anos na cidade e deverá começar a receber visitantes em dezembro deste ano. Além dele, a Prefeitura Municipal também deverá implantar um espaço verde na Liberdade, na antiga Cachoeira (bairro do Monte Santo) e no distrito de São José da Mata.

De acordo com a secretária Municipal de Cultura, Marlene Alves, o Jardim Botânico de Campina Grande já está em processo de criação. “Toda a área da Mata do Louzeiro será preservada com a criação do Jardim. A Mata possui 99 hectares e a prefeitura desapropriou 22 hectares até agora. Vamos iniciar o projeto nessa área que já foi adquirida e esperamos que até dezembro deste ano o novo espaço possa começar a receber as visitas”, disse.

A expectativa é de que sejam investidos inicialmente R$ 5 milhões no projeto, que, além de preservar a fauna e flora, deverá servir como fonte de pesquisa para estudantes e local de lazer para campinenses e turistas. “A importância da Mata do Louzeiro vai além da questão ambiental. Também passa pela história da cidade, já que na época dos tropeiros servia como entrada para Campina Grande. O Jardim Botânico será um espaço multiuso”, afirmou. A secretária contou que o projeto já foi cadastrado na Associação Nacional de Jardim Botânico e que será o único do País com espécies da Caatinga.

Outro projeto que deverá funcionar em breve na cidade será o parque criado no antigo Hospital João Ribeiro, no bairro da Liberdade. Segundo o secretário Executivo de Esportes e Lazer, Telles Albuquerque, inicialmente estão sendo realizados serviços de limpeza no local, mas ele contou que uma estrutura será montada no espaço, que possui quatro hectares e meio para serem utilizados nas práticas de lazer e esportes de Campina Grande.

“A prefeitura adquiriu o terreno e a intenção é de que o local seja reconhecido como um centro esportivo infantil. Serão construídas pistas de caminhada, ciclovia, instalados brinquedos, quiosques, dentre outros equipamentos que poderão oferecer mais um espaço verde para a população campinense”, informou. O secretário não soube informar quando o parque será aberto ao público e quanto será investido no local.

Além dos dois espaços que serão criados para atender a população em breve, mais dois outros projetos estão sendo formulados para sua concretização no futuro. Conforme o coordenador de Comunicação da Prefeitura, José Araújo, serão implantados parques na antiga Cachoeira, no bairro do Monte Santo, e no distrito de São José da Mata.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.