Vida Urbana

Cadastro biométrico para pessoas com deficiência começa nesta segunda

Pessoas com deficiência devem se cadastrar para utilizar os ônibus de João Pessoa.




Começa nesta segunda-feira (23) a atualização cadastral das pessoas com deficiência, usuárias do sistema de transporte público de passageiros de João Pessoa. Com isso, elas passarão a utilizar o sistema biométrico e poderão acessar os ônibus, normalmente, pela porta dianteira, bastando passar seu próprio cartão e fazer a leitura biométrica.

O recadastramento será feito na própria Funad, no bairro Pedro Gondim, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A atualização será feita por ordem alfabética e o beneficiário deve ir pessoalmente portando identidade, CPF e o cartão de cadastro anterior, que será trocado na hora pelo novo cartão eletrônico, com foto e biometria. A partir do dia 2 de dezembro, o acesso aos ônibus só será possível utilizando o novo sistema.

Atualmente, o sindicato tem mais de 12.500 mil pessoas com deficiência registradas como usuárias de ônibus em seu sistema. Segundo o diretor de Relações Institucionais do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP), Isaac Júnior Moreira, a expectativa é que com a atualização dos dados haja correção de eventuais inconsistências nas informações.

“O principal objetivo é garantir plenamente o direito ao transporte coletivo a quem o tem, atendendo à antigo pleito das pessoas com deficiência, conferindo-lhes autonomia e cidadania, por exemplo. Com o acesso pela porta dianteira, sem precisar se submeter a se identificar a mais ninguém, o próprio deficiente vai entrar, passar o seu cartão no validador e fazer a leitura biométrica. Para cadeirantes continuará valendo a entrada pela porta do meio dos ônibus”, explica Isaac.

De acordo com o Sintur-JP, há casos que pessoas com deficiências temporárias acabam adquirindo o direto a utilizar o transporte público sem custo e quando se recuperam não procuram o sindicato para excluir o cadastro. “A ideia é garantir o direito àqueles que realmente o tem, sem sufocar o sistema, sendo injustos com os que pagam as passagens”, afirma.

Confira o calendário para atualização cadastral

De 23 a 27 de outubro: usuários com iniciais A, B, C e D.
De 30 de outubro a 3 de novembro: usuários com iniciais E, F e G.
De 6 a 10 de novembro: usuários com iniciais H, I, K, L, N, O, P, Q e R.
De 13 a 17 de novembro: usuários com iniciais J.
De 20 a 24 de novembro: usuários com iniciais M.
De 27 de novembro a 1 de dezembro – usuários com iniciais S, T, U, V, W, X, Y e Z.  


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.