Vida Urbana

Brigada Sanitária identifica 57 pessoas com sintomas de síndromes gripais em bairros de JP

Quatro pessoas foram encaminhadas a uma unidade básica de saúde referência para a Covid-19.




Foto: Divulgação/PMJP

Ao menos 57 pessoas foram identificadas com síndromes gripais no Bairro das Indústrias e no Valentina Figueiredo, em João Pessoa, nesta segunda-feira (27). A identificação de sintomáticos foi feita pela Brigada Sanitária da prefeitura da cidade, em uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Segundo a prefeitura da capital, 1.035 casas foram visitadas e 1.039 pessoas foram abordadas pela Brigada Sanitária. Os agentes abordam as pessoas de forma educativa, em combate, também, ao mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Das mais de 50 pessoas identificadas com sintomas de síndromes gripais, quatro foram encaminhadas para uma unidade de saúde da família (USF), que é referência para a Covid-19. A Brigada Sanitária tem pelo menos 80 profissionais, entre agentes de endemias da Vigilância Ambiental e Zoonoses, agentes comunitários de saúde e profissionais da Atenção Básica.

“As equipes estão realizando um trabalho educativo e de orientação, fundamental neste momento de flexibilização pelo qual estamos passando. Por isso, temos profissionais preparados para identificar os sintomas de Covid-19 e fazer o encaminhamento para consulta médica, sem esquecer as comorbidades e a identificação dos focos do mosquito Aedes aegypti”, concluiu Adalberto Fulgêncio, secretário municipal de Saúde.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.