Vida Urbana

Brasil terá apenas mais dois feriadões nacionais prolongados em 2021

Apenas os campinenses ganham um feriadão a mais com um feriado municipal.




Foto: Cacio Murilo/MTur

Em meio a uma pandemia e expectativa da chegada de vacinas, o ano de 2021 terá apenas mais dois feriados prolongados nacionais, além deste que vem acontecendo desde a sexta-feira (1º), dia da Confraternização Universal e celebração do ano novo, até este domingo (1º). Feriados prolongados são os que caem às segundas ou sextas-feiras, podendo ser emendados com os fins de semana.

Sem considerar os feriados estaduais e municipais e festejos como carnaval e Corpus Christi, que são pontos facultativos – e não feriados – em diversas cidades, apenas dois outros feriados vão cair em fins de semana em 2021: a Sexta-feira da Paixão de Cristo, no dia 2 de abril, e o feriado da Proclamação da República, festejado no dia 15 de novembro, uma segunda-feira.

Também são considerados feriados nacionais, estabelecidos na lei federal 10.607/2002, mas que não serão feriadões este ano, os dias 21 de abril (Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).

 

Feriadão campinense

Além dos feriadões nacionais, quem é de Campina Grande vai ganhar mais um feriadão em outubro deste ano com a celebração do aniversário da cidade no dia 11, uma segunda-feira.

 

Estaduais

 

Na Paraíba, também será feriado, mas sem ser prolongado, o dia 5 de agosto, quando se celebra o aniversário de João Pessoa. O aniversário de fundação do Estado é feriado em toda a Paraíba desde 2015. Antes disso, a data era apenas feriado municipal em João Pessoa.

Já no dia 8 de dezembro, feriado de Nossa Senhora da Conceição, os paraibanos também devem ter um novo feriado de meio de semana. A data, que é feriado em João Pessoa e Campina Grande, será celebrada numa quarta-feira.

 

Facultativos

 

Já em fevereiro haverá o Carnaval, que não é feriado em todo o Brasil. Apenas algumas cidades o adotam como feriado; outras o consideram ponto facultativo. A tradicional celebração carnavalesca é dúvida na Paraíba. Em outros estados, como em São Paulo, a folia de Momo deve ser realizada em nova data. Já em Pernambuco ela foi cancelada para este ano.

Outro ponto facultativo já ‘oficializado’ pelos poderes público, o São João, deve ocorrer no dia 24 de junho, uma quinta-feira, caso seja liberado pelo governo estadual e municipais.

 

Veja os feriados nacionais e locais de 2021:

 

janeiro1º – Ano Novosexta-feira
fevereiro16 – Carnaval (Facultativo)terça-feira
março
abril2 – Paixão de Cristo
4 – Páscoa
21 – Tiradentes
sexta-feira
domingo
quarta-feira
maio1º – Dia Mundial do Trabalhosábado
junho3 – Corpus Christi (Facultativo)quinta-feira
julho24 – São João (Facultativo)quinta-feira
agosto5 – Aniversário de João Pessoaquinta-feira
setembro7 – Independência do Brasilterça-feira
outubro12 – Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasilterça-feira
novembro2 – finados
15 – Proclamação da República
20 – Dia da Consciência Negra
terça-feira
segunda-feira
sábado
dezembro8 – Nossa Senhora da Conceição
25 – Natal
quarta-feira
sábado


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.