Vida Urbana

Boletos para pagamento do IPVA 2015 começam a ser distribuídos nesta semana

Oitenta mil boletos devem ser entregues até o dia 23 de janeiro para os proprietários com placas terminadas em 1 e 2. Veículos fabricados antes de 1999 estão isentos do imposto.




Os boletos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) devem ser entregues até o dia 23 de janeiro para proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2 na Paraíba. Ao todo, 80 mil boletos começam a ser enviados nesta semana em todo o Estado. Em fevereiro, será a vez dos boletos das placas terminadas em 3 e 4.

O IPVA 2015 pode ser pago com desconto de 10% na modalidade de cota única até o dia 30 de janeiro; outra opção é o parcelamento em até três vezes do tributo, mas sem a redução. A primeira parcela também precisa ser efetuada até o dia 30 deste mês. O boleto inclui ainda os pagamentos do Seguro Obrigatório Dpvat, Taxa de Bombeiro e do Licenciamento.

Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os proprietários de veículos usados na Paraíba terão uma redução média de 3,8% no pagamento do IPVA, em comparação ao valor pago em 2014. A pesquisa da Fipe revela ainda que os veículos fabricados no intervalo de 2007-2013 terão uma redução maior no pagamento do tributo do IPVA em 2015 (4,5%). Já a Renovação Anual de Licenciamento do veículo ao Detran-PB é de R$ 117, e a Taxa de Bombeiro de R$ 17,55.

Os veículos fabricados antes de 1999 ficarão isentos de pagamento do IPVA 2015. "Contudo, esses veículos não ficarão isentos das demais taxas que envolvem o emplacamento como o seguro obrigatório (DPvat), licenciamento do Detran e a taxa de bombeiro", explica o secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano. 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.