Vida Urbana

Bispo nomeado de Guarabira chega à Paraíba e toma posse nesta sexta-feira

Dom Aldemiro Sena dos Santos vai de carreata de Mari até a Catedral Nossa Senhora da Luz, onde será empossado, às 16 horas.




O novo bispo de Guarabira, no Brejo paraibano, dom Aldemiro Sena dos Santos, de 53 anos, chegou na Paraíba, nesta quinta-feira (1º), para a posse canônica nesta sexta-feira (2). Cerca de 20 bispos da CNBB Regional Nordeste 2 devem participar da solenidade, além de padres, autoridades e fiéis.

Dom Aldemiro deve dormir na cidade de Mari. De lá,  sairá em carreata, às 14h30, para Guarabira. A Diocese compreende os municípios de Alagoa Grande, Araruna, Guarabira, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba e Solânea. Ele foi nomeado bispo pelo Papa Francisco, no dia 4 de outubro do ano passado. Ele era padre da Diocese de Ilhéus, na Bahia.

A diocese de Guarabira estava vacante desde julho de 2016, quando o então bispo, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, foi transferido para a diocese de Nazaré da Mata (PE). Até o anúncio da nomeação, a diocese estava sob administração de Monsenhor José Nicodemos Rodrigues de Sousa.

Biografia

Formado em Filosofia e Teologia pelo Instituto de Teologia de Ilhéus, foi ordenado sacerdote em 1992, na Catedral de São Sebastião, em Ilhéus (BA). Como presbítero, exerceu, entre os anos de 1993 a 1996, o posto de reitor do Seminário Menor São Domingos Sávio, em Ilhéus. Paralelo a esta experiência, também foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Escada, em Olivença, Ilhéus.

De 1996 a 1998, exerceu o sacerdócio na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Barro Preto, Ilhéus.
Entre os anos de 1998 a 2007, o sacerdote foi pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Ilhéus, concomitamente também era coordenador do Centro de Treinamento de Líderes Santa Cruz, na mesma cidade. Em 2006, foi eleito representante do clero diocesano, cargo que ocupou até o ano de 2014. Em 2007, foi nomeado pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Ilhéus.

De 2013 a 2014, padre Aldemiro exerceu o posto de presidente dos presbíteros do regional Nordeste III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Desde 2015, ele exerce a provisão de pároco da Paróquia São Jorge e Catedral de São Sebastião, em Ilhéus. Também é ecônomo da diocese e presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, que inclui o abrigo para idosos.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.