Vida Urbana

Bica encerra festa dos 90 anos de fundação

Além de uma programação especial para os animais e visitantes do espaço, site do Parque Zoobotânico foi lançado pela Secom.



Reprodução/internet
Reprodução/internet
Além do portal, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara também ganhou um novo logotipo, inspirado no macaco

A comemoração do aniversário dos 90 anos do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa, foi encerrada na manhã de ontem com um bolo de ração entregue aos macacos-pregos, além do descerramento da placa alusiva à data. O prefeito da capital, Luciano Agra, participou do encerramento.

Inicialmente foi oferecido um café da manhã no espaço Jequibitá, seguido pelo descerramento da placa alusiva aos 90 anos da Bica, momento no qual o prefeito fez declarações em homenagem ao espaço. “A Bica é um dos mais importantes bens patrimoniais, paisagistas e históricos de João Pessoa, e hoje não estamos comemorando apenas os seus 90 anos, mas uma série de providências tomadas para a revitalização do local, que é de extrema importância para a população. É com muito orgulho que estamos comemorando esta data”, afirmou.

Logo após a cerimônia, os macacos-pregos do parque foram agraciados com um bolo de ração, no entanto, desconfiados com o presente, demoraram para degustá-lo. Para o diretor do parque, Jair Azevedo, é uma honra poder participar de uma data tão marcante, principalmente pelo legado histórico do lugar. “A Bica é conhecida por esse nome porque, na época que não existia saneamento básico em João Pessoa, a população se valia da bica que existia aqui, que era uma fonte natural de água. Então, por essa origem, o parque é importante e fundamental para a população da capital”, disse.

Segundo ele, os últimos três dias de comemoração foram voltados principalmente para promover o bem-estar dos animais – os macacos-pregos foram escolhidos para representar os demais – assim como por viverem em ambiente semiaberto.

“Escolhemos colocar o bolo na ilha dos macacos, por ser um local de fácil acesso, onde eles vivem em um ambiente sem restrições como telas ou grades, além de ser o animal que as pessoas mais se identificam”, observou.

Na manhã de ontem também foi lançado o site do local, criado pela equipe da Secretaria de Comunicação Municipal (Secom). Nele, o internauta encontrará links com informações sobre a história do parque, os animais e as ações de educação ambiental realizadas no local. Também será possível ter acesso às redes sociais, interagindo por meio do envio de fotos e de comentários.

Além do portal, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara também ganhou um novo logotipo, inspirada em um dos animais que mais atraem olhares e sorrisos dos visitantes: o macaco. O logotipo já inspira projetos para estampar camisetas e souvenirs que deverão ser comercializados entre os visitantes.

Nestes dias, a equipe do parque realizou atividades de educação ambiental com o público, promovendo a interatividade com os animais do zoológico. Os visitantes também puderam participar da oficina Máscaras da Fauna Brasileira, no Centro de Práticas Ambientais (Cepam). Nos três dias de comemoração, que tiveram entrada gratuita, segundo o diretor do parque, a estimativa é que o local tenha recebido três mil pessoas.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.