Vida Urbana

Atenção redobrada nos alimentos doces

Especialista alerta ainda que, mesmo apresentando baixo teor de sódio, o consumo de refrigerantes deve ser moderado.




Refrigerantes, adoçantes, biscoitos doces e recheados. O que esses alimentos têm em comum? Sal. Por mais estranho que possa parecer, alguns alimentos doces também têm sódio e podem representar um perigo para a saúde.

Um copo contendo 200ml com refrigerante, dependendo do tipo, pode conter até 20mg de sódio. “Os refrigerantes diet e light por conterem adoçantes artificiais, podem apresentar o dobro de sódio quando comparados aos refrigerantes comuns”, explica Jailane Aquino.

Conforme a especialista, 200ml de refrigerante do tipo guaraná contem entre 9 e 20mg de sódio; do tipo cola, entre 8,4mg e 14,7mg; do tipo laranja entre 8,4 e 19,8mg; do tipo uva 17,2 e 18mg; do tipo limão entre 10,2 e 20mg; refrigerante tipo agua tônica entre 9,6 e 12,8mg.

A especialista alerta ainda que, mesmo apresentando baixo teor de sódio, o consumo de refrigerantes deve ser moderado, já que é considerado alimento com ‘calorias vazias’, ricos em calorias e açúcares e pobre em outros nutrientes.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.