Vida Urbana

Atenção com outros detalhes

Condições de higiene do esbelecimento, dos funcionários e  acondicionamento adequado também devem ser observados.




Além das características do peixe, a Agesiva orienta também que o consumidor observe se o produto está bem acondicionado, segundo as normas de saúde vigentes no País. “Preste atenção nas condições de higiene e veja se as instalações, equipamentos, uniformes e funcionários estão rigorosamente limpos e organizados”, orienta a gerente Raquel Lima.

O termômetro é outro detalhe importante que deve estar presente em geladeiras, balcões e freezers para que o consumidor verifique a temperatura de conservação dos produtos. Conforme observa a gerente de Alimentos da Agevisa, Raquel Lima, os peixes devem ser conservados em gelo picado ou balcão frigorífico, com refrigeração de no máximo 8º C. Somente o pescado seco ou enlatado pode ser mantido em temperatura ambiente.

Caso o cliente escolha comprar o pescado em feiras livres, ele deve verificar se o produto está envolto em camadas generosas de gelo. Mais uma boa dica é adquiri-lo somente no final da compra, pois as chances dele estragar são menores.

“Para adquirir o pescado, os consumidores devem optar por estabelecimentos organizados e limpos, verificando a higiene dos atendentes e observando se o produto está mantido na temperatura recomendada pelo fabricante, e, principalmente, se a mesma pessoa que trata o peixe é a que recebe o dinheiro, pois ele tem muitas germes e bactérias que podem contaminar a carne”, afirma a gerente.

Fique de olho

Odor Quando fresco, o peixe cheira a maresia

Corpo Deve ser firme e brilhante. Quando está passando do ponto, a carne fica flácida

Olhos Devem ser salientes, apresentar córnea transparente e pupila negra e brilhante

Pele Deve estar brilhante, com as escamas bem aderidas ao corpo, e apresentar cor viva, homogênea e com alguns reflexos.

Membrana Pele interior que cobre a barriga do peixe, deve aderir completamente à carne. Se estiver separada, o peixe não está
                    próprio para consumo

Escamas Devem estar presas ao corpo

Guelras Devem ter cor rosada (quase vermelha) e não apre-
                sentar manchas

Bacalhau Deve apresentar cor uniforme e sem manchas


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.