Vida Urbana

Assembleia dos Bispos: dom Delson destaca ação missionária da Igreja Católica

Participaram do evento bispos e religiosos da Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.




Bispos e religiosos de quatros estados do Nordeste participaram da Assembleia Pastoral, em Lagoa Seca

O vice-presidente da CNBB Regional NE2 e arcebispo da Paraíba, Dom Delson Pedreira, fez um balanço positivo da 53ª Assembleia Pastoral, encerrada na sexta-feira (19). Ocorrida no Convento Santo Antônio. em Lagoa Seca, na Região Metropolitana de Campina Grande, a edição teve como tema: “Por uma Igreja missionária a serviço do Reino” e lema: Ide e anunciai o Evangelho a todas as nações. Participaram do evento bispos e religiosos da Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Para dom Delson, a abordagem foi pertinente, uma vez que a missão faz parte da identidade da Igreja. “É essência da igreja, a igreja é missionária, todo batizado é missionário, a missão faz parte da identidade do ser igreja, das pessoas que tem fé, Jesus Cristo enviado do Pai nos envia”, frisou.

O arcebispo ainda qualificou a sistematização do tema feita pelos assessores. “O tema foi bem tratado, bem aprofundado os assessores foram excelentes, tanto o Esmeraldo quanto Padre Antônio foram além das nossas expectativas na transmissão do sentido da missão na vida da igreja, o aprofundamento foi muito esclarecedor”, ressaltou dom Delson.

Prioridades

Os assessores desse ano foram: dom Esmeraldo Barreto, IP, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, e pelo Pe. Antônio Niemiec, secretário nacional da Pontifícia União Missionária.

O resultado dos trabalhos em grupo e das prioridades que foram escolhidas serão apresentadas às dioceses, como forma de orientação. “As dioceses terão a liberdade de acolher, ou não, as prioridades tanto a nível de estruturação dos COMIDIS, dos COMIPAS, do COMIRE, bem como a formação e a ação missionária. Estas prioridades que foram escolhidas serão repassadas para as dioceses e as dioceses irão trabalhar, organizar de que forma colocarão estas prioridades em prática na sua diocese”, explicou Dom Magnus Henrique, OFMCap, bispo Referencial para a Ação Missionária no Regional NE2.

A próxima Assembleia Pastoral do Regional NE2 acontecerá de 14 a 16 de outubro de 2019, no Convento Santo Antônio, em Lagoa Seca.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.