Vida Urbana

Arcebispo diz que compromisso da Igreja no Nordeste é voltado para os mais pobres

Presidente da CNBB Regional 2 abre Assembleia Pastoral de Bispos e religiosos, em Lagoa Seca.




Dom Fernando Saburido preside a Assembleia Pastoral no Convento Santo Antônio, em Lagoa Seca (Foto: João Saraiva/Diocese-CG)

O presidente da CNBB Regional Nordeste 2, arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, disse nesta quarta-feira (18) que a Igreja Católica, nos estados da região, tem o compromisso missionário voltado para os mais pobres. Ele está participando da 53ª Assembleia de Pastoral do Regional NE2, no Convento Santo Antônio, em Lagoa Seca, na Região Metropolitana de Campina Grande. O evento termina na sexta-feira (19).

A assembleia deste ano, que conta com a participação de 170 inscritos, reflete sobre o tema “Por uma Igreja Missionária a Serviço do Reino”, tendo como lema: “Ide e anunciai o Evangelho a todas as nações” (Mc 16,15). Saburido ressaltou que a Igreja é na sua essência missionária.

“É uma ocasião muito oportuna para a gente avaliar a caminhada e também fazer projetos novos. O Regional Nordeste 2 é muito marcado por essa sensibilidade missionária. No primeiro dia, temos a oportunidade de escutar a experiência daqueles que passaram por aqui e marcaram muito esta igreja. As igrejas aqui do Nordeste têm o compromisso missionário, tudo voltado para os mais pobres”, sublinha o arcebispo.

Abertura

A 53ª Assembleia de Pastoral do Regional NE2 foi aberta na terça-feira, à noite. Os participantes foram acolhidos, inicialmente, pelo bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que em suas breves palavras desejou aos presentes uma frutuosa assembleia.

O Presidente do Regional NE2, dom Fernando Saburido, durante a mesa de abertura, destacou que a presença de todos os representantes das 21 dioceses dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas é sinal da unidade no regional.

“A presença de cada um de nós, bispos, presbíteros, diáconos, religiosos, leigos, realiza, visivelmente, a unidade do nosso Regional NE2. De fato, quem nos congrega é o Espírito de Deus, o mesmo que distribui dons e carismas tão diversos, as pessoas tão diferentes, para que todos edifiquem o Corpo de Cristo, que é a nossa Igreja”, lembrou Saburido.

Homenagens

Um momento de destaque na noite de abertura foi o de resgate à memória de quatro grandes missionários que inspiraram a missão no regional, com seu testemunho cristão, santidade e missão: Frei Damião, Dom Helder Câmara, Pe. Ibiapina e Pe. Cícero. Na ocasião foi relembrada a trajetória de vida, o serviço e a contribuição de cada um para a Igreja.

Os assessores desta assembleia são: o Pe. Antônio Niemiec, missionário Redentorista, atual secretário nacional da Pontifícia União Missionária – POM, e Dom Esmeraldo Barreto, Bispo Auxiliar do Maranhão, que conduzirão os estudos e o desenvolvimento das atividades até o encerramento.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.