Vida Urbana

Após problemas na viagem, Lady chega ao Santuário de Elefantes no MT

Animal deixou a Bica após acordo firmado com entidades na Justiça;




Foto: reprodução/TV Cabo Branco

Após uma viagem que durou quatro dias e surpresas no caminho, a elefanta Lady, que morava no Parque da Bica, em João Pessoa, chegou na noite desta sexta-feira (29) ao Santuário de Elefantes do Brasil, localizado na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. No novo lar, ela irá viver com outros três animais da sua espécie (Maia e Rana, também resgatadas de circos, e Ramba, que veio Chile), num espaço administrado pela ONG americana.

Apesar da viagem ter ocorrido relativamente com tranquilidade, a equipe do Santuário informou que o percurso até o destino sofreu atrasado devido a uma pane elétrica no caminhão, no fim da tarde desta quinta-feira (28). Devido ao imprevisto, Lady e o pessoal que a acompanhava tiveram que forçar parada na cidade de Alto Araguaia, no estado de Mato Grosso, a 397 km do Santuário. “Tentamos de todas as maneiras consertá-lo com a ajuda de três dos melhores mecânicos da cidade, mas infelizmente não foi possível”, explicou o Santuário, no Instagram.

A elefanta voltou a seguir viagem na manhã desta sexta-feira. “Lady está um pouco agitada com toda a movimentação, mas está bem. Se alimentou muito bem e ganhou uma guloseima especial: um delicioso bolo de fubá”, atualizou o Santuário.

View this post on Instagram

Ontem no final da tarde, quando fizemos uma última parada na cidade de Alto Araguaia, tivemos um problema elétrico com o caminhão. Tentamos de todas as maneiras consertá-lo com a ajuda de três dos melhores mecânicos da cidade, mas infelizmente não foi possível. . Com muita agilidade, organizamos a logística com uma nova empresa de transporte e do guindaste. Hoje, às 5 da manhã, começamos os trabalhos de transferência de Lady para o novo caminhão, que a levará com toda a segurança necessária. . Lady está um pouco agitada com toda a movimentação, mas está bem. Se alimentou muito bem e ganhou uma guloseima especial: um delicioso bolo de fubá. 😋 . Muitas vezes, durante uma transferência de um elefante, a equipe tem que se ajustar a situações imprevisíveis. A mobilização é sempre rápida e eficiente de maneira a atender às necessidades de nossas cargas preciosas. 🚚🐘☀️ . A população e os profissionais da cidade de Alto Araguaia que nos deram assistência foram incansáveis para nos ajudar a achar a melhor solução para a resolução do problema. Gratidão a todos os envolvidos! 🙏💛

A post shared by Santuário de Elefantes Brasil (@elefantesbrasil) on

Viagem de Lady

A transferência é fruto de um acordo firmado no final de outubro na Justiça Federal. Após o acordo, foi dado início à preparação da viagem de Lady, toda custeada pelo Santuário. Os preparativos para a transferência começaram no dia 14 de novembro, quando a caixa de transporte deixou o Mato Grosso. A caixa chegou em João Pessoa na quinta-feira (21) e então começou a ambientação de Lady ao espaço.

O percurso para o Mato Grosso, iniciado na segunda-feira (25), foi feito todo por via terrestre, através de um caixa de transporte, instalada em um caminhão. A expectativa inicial é que a viagem durasse de quatro a cinco dias, com previsão de chegada no fim da tarde desta sexta.

Foto: Alessandro Potter/secom-jp

Entenda o caso

Lady foi doada à Prefeitura de João Pessoa em 2013, depois de passar 40 anos se apresentando em circos e circular pelo país em contêineres. A elefanta foi resgatada pelo Ibama e doada ao Parque. Ao chegar na Bica, a elefanta tinha inflamação nos olhos, provocada pelo excesso de luz de laser, além de estar abaixo do peso recomendado. Ela foi prontamente atendida pelos biólogos e veterinários, recebendo alimentação balanceada e tratamento adequado. Ela também recebeu um recinto dentro do que prevê a legislação.

Entidades de proteção animal denunciaram à Justiça Federal que Lady estaria sofrendo maus tratos na Bica. Segundo uma perícia solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF), o animal estava com problemas de saúde, não tinha tratamento adequado e corria o risco de morrer. A prefeitura de João Pessoa sempre negou a ocorrência desses fatos.

No dia 30 de outubro foi firmado um acordo na Justiça Federal determinando que a elefanta fosse transferida para o Santuário no Mato Grosso. A decisão foi firmada após uma visita técnica de especialistas da prefeitura ao Santuário de Elefantes, onde foram comprovadas todas as condições para receber Lady, que vai passar a conviver com outros animais. “Ouvimos a população e especialistas na espécie até chegarmos à conclusão definitiva de que o mais adequado é garantir a possibilidade de Lady conviver com outros elefantes”, disse o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Abelardo Jurema Neto.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.