Vida Urbana

Aplicativo do Governo Federal pretende simplificar comunicação entre consumidores e empresas

Plataforma permite solucionar conflitos de consumo pela internet.




Foto: Divulgação

O aplicativo Consumidor.gov.br ganhou uma nova versão para celulares e outros dispositivos móveis. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Governo Federal, uma das motivações da atualização do aplicativo é por causa do aumento de demandas de consumo e a necessidade de isolamento social em razão da propagação do Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

A nova versão está disponível para aparelhos que utilizam o sistema Android.

A plataforma é um serviço gratuito, que permite uma comunicação direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet. O objetivo é possibilitar que o consumidor resolva seus problemas de consumo não superados diretamente com a empresa, de forma simples e dispensando a necessidade de processos administrativos ou judiciais.

Atualmente, 80% das reclamações registradas no Consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem às demandas dos consumidores em um prazo médio de sete dias. A plataforma já registrou mais de 2,7 milhões de reclamações e conta com uma base de mais de 2 milhões de usuários cadastrados, além de aproximadamente 800 empresas participantes. Entre elas, grandes empresas dos setores de telecomunicações, bancos, varejo, indústria, transporte aéreo e planos de saúde.


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