Vida Urbana

Alunos produzem repelente com ingredientes naturais para proteger do Aedes aegypti

Proposta é de que qualquer pessoa possa produzir o repelente em sua própria casa. Custo é de cerca de R$ 3. 



Divulgação
Divulgação
Repelente foi desenvolvido na semana de responsabilidade social que acontece todo ano na faculdade

Com o aumento das temperaturas, aumenta também a proliferação do Aedes aegypti e, por isso, o verão é a estação do ano em que os cuidados contra o mosquito devem ficar mais em alta. Pensando nisso, alunos da universidade Devry Brasil produziram um repelente com ingredientes naturais, que pode ser feito por qualquer pessoa em sua própria casa.

A base para a loção é o cravo-da-índia, especiaria conhecida por afastar insetos de todo o tipo. Dos principais mosquitos repelidos pelo produto estão o Aedes aegypti, o Culicidae (Mosquitos e pernilongos) e o Trypanosoma Cruzi (Barbeiro). Além disso, a receita conta também com ingredientes como óleo de amêndoas e álcool de cereais, todos ingredientes de baixo custo. 
 
A validade do repelente também é fácil de ser percebida – seu tempo de uso é determinado através do aroma do cravo-da-índia, ou seja, enquanto o aroma do cravo permanecer, o produto pode ser utilizado. São aproximadamente dois meses.
 
De acordo com o professor Pedro Rogério, do curso de Farmácia da Devry, faculdade onde foi desenvolvido o repelente, a única precaução que deve ser tomada é que deve ser evitada a exposição ao sol após passar o repelente. "Como ele contém óleo de amêndoas em sua composição, pode causar queimaduras caso a pessoa se exponha ao sol logo em seguida", explica. 
 
O repelente foi desenvolvido na semana de responsabilidade social que acontece todo ano na faculdade. "Como aqui em Recife a faculdade fica no entorno de uma comunidade que tem baixa renda – a Dacing Days – os alunos se preocuparam em produzir repelentes de baixo custo para essa população". A expectativa é de que se gaste apenas R$ 3 para a produção de um frasco de repelente de aproximadamente 600 ml.  

Confira a receita do repelente natural: 
 
Ingredientes: 
1/2 litro de álcool de cereais
10g de cravo-da-índia
100ml de óleo de amêndoas 
1 frasco escuro para a mistura
 
Misture o álcool de cereais com os cravos em um frasco escuro (que não deixe a luz passar) e bem fechado. Deixe a solução descansando por quatro dias, durante esse tempo, agite duas vezes por dia, de manhã e à noite. Após esse período, coe a solução, descartando os cravos. Em seguida acrescente o óleo de amêndoas e agite bem.
 
Modo de uso: 
Passe uma pequena quantidade nas regiões expostas do corpo. 
 
Recomendações:
Não é recomendado o uso por pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.
Não aplicar em pele lesionada, evitar contato com os olhos, boca e nariz.
Não ingerir. 
Em caso de reação adversa, procurar imediatamente um médico.
Produto natural, sem processos farmacológicos ou testes laboratoriais.

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.