Vida Urbana

Alerta de ressaca: ondas podem atingir até 2,5 metros no Litoral da Paraíba

Alerta foi emitido inicialmente até a segunda-feira (9), e ampliado, após um estudo técnico, até o fim desta quinta-feira (12).



Kleide Teixeira
Kleide Teixeira
Duas marés mais altas até o final da noite de quinta devem acontecer às 20h19

 

A Capitania dos Portos da Paraíba ampliou o alerta da possibilidade de ressaca, e informou que o mar do litoral paraibano pode registrar ressaca até as 21h de quinta-feira (12) com ondas de até 2,5 metros. Inicialmente o aviso da possibilidade de ressaca, emitido na segunda-feira (9), matinha os navegantes em alerta entre a terça-feira e esta quarta.

Conforme o tenente Hebert França, da Capitania dos Portos, o prolongamento do alerta aconteceu após um estudo técnico do Centro de Hidrografia Marinha sobre as marés para esta quarta e a previsão da quinta-feira (12). “Podemos ter uma previsão de ondas de até 2 metros para o dia, mas a condição de ressaca, uma anomalia da natureza, gera um agravante que pode ocasionar ondas de 2,5 metros”, explicou.

As duas marés mais altas até o final da noite de quinta-feira devem acontecer às 20h19 desta quarta e às 8h41 de quinta-feira, de acordo com as previsões de maré divulgadas pela Capitania dos Portos da Paraíba. A tábua completa de marés pode ser conferido no portal da Capital dos Portos da Paraíba.

“Pedimos cautela, ainda que tenha um efeito menor, aos banhistas e surfistas que queriam aproveitar o litoral nesse período. A gente sabe que a ressaca gera ondas altas que os surfistas, principalmente na praia do Bessa [em João Pessoa], gostam de aproveitar, mas o cenário é preocupante e merece cautela. João Pessoa é privilegiada pela barreira de arrecifes, que impede a força do mar, mas mesmo assim podemos ter 2,5 metros”, concluiu.

 

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.