Vida Urbana

Águas do São Francisco estão a caminho de Boqueirão, diz Aesa

De acordo com a agência, as águas já teriam começado a passar pela barragem de Camalaú.




A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) confirmou nesta quinta-feira (30) que as águas da transposição do Rio São Francisco estão a caminho do açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como açude de Boqueirão, no Cariri.

Ainda conforme a Aesa, as águas já teriam começado a passar pela barragem de Camalaú, por cerca de 3 quilômetros. No total, cerca de 100 quilômetros de rio dividem os açudes de Camalaú e Boqueirão.

A água que vai de Camalaú para Boqueirão está passando pelo Rio Paraíba. Embora haja avanço, a agência não soube afirmar exatamente quando a água deve chegar a Boqueirão. O motivo para não haver uma previsão mais precisa é uma instabilidade na vazão que chega da transposição. O estimativa, conforme a Aesa, é de que as águas cheguem até o dia 22 de abril.

Conforme o presidente da Aesa, João Fernandes, por enquanto, a água está passando somente pela comporta normal no açude de Camalaú, em uma vazão de 650 litros de água por segundo. Esta é a mesma vazão que sai atualmente do açude de Boqueirão para abastecer a população de Campina Grande e outras 18 cidades do Agreste.

Ainda segundo Fernandes, nesta quinta (30), a água da transposição do eixo leste está chegando a cidade de Monteiro em uma vazão de 3 m³ de água por segundo. A vazão deveria ser maior, mas foi reduzida por causa de um problema em uma das duas bombas que ficam na estação elevatória EBV-6, da transposição, no município de Sertânia, em Pernambuco.

A respeito do problema na EBV-6, João Fernandes disse que a bomba já foi reparada e está sendo instalada nesta quinta-feira (30). O Ministério da Integração Nacional informou que deve ativar a segunda bomba ainda nesta sexta-feira (31). João Fernandes disse que, com as duas bombas, a vazão liberada para Monteiro deve aumentar para 9 m³. “Acredito que na segunda-feira teremos uma certeza maior de qual dia a água chega a Boqueirão”, disse João Fernandes. 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.