Vida Urbana

A descoberta do próprio corpo

De acordo com psicólogo sexualidade e afetividade são questões que estão atreladas e devem ser igualmente abordadas.




É muito comum, por volta dos 2 anos, as crianças começarem a conhecer o corpo e tocar, inclusive, nas partes íntimas. Isso acontece, segundo o psicólogo Moisés Ortega, porque nessa idade a forma de conhecer da criança é através da sensorialidade, da percepção dos sentidos.

“Os pais não devem ficar reprimindo e dizendo a toda hora que não se deve mexer. É uma reação normal e os pais precisam aceitar que a criança está descobrindo o corpo dela”, completou Moisés.

Para o profissional, é essencial, ainda, na fase da adolescência, que os pais discutam a questão do sentimento na sexualidade, a questão afetiva, e não apenas os problemas.

“Falta juntar a afetividade com a sexualidade. Fala-se muito de sexo, mas não de afetividade”, alertou o profissional, enfatizando que sexo é o ato em si e sexualidade é tudo que envolve a relação entre duas pessoas: o carinho, a percepção do outro e a cumplicidade".


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.