Sem categoria

Resultado das eleições vai ser disponibilizado com 2 horas

Mais de 40 mil pessoas estão envolvidas no processo eleitoral. A Paraíba tem atualmente 2.655.370 eleitores distribuídos em 77 Zonas Eleitorais.




Da Redação
Com informações da assessoria do TRE-PB

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral se reuniu com a imprensa nesta sexta-feira (18) para estabelecer a logística das eleições 2008. Uma grande novidade anunciada pelo presidente do TRE, Nilo Ramalho, é de que a divulgação do resultado das eleições estará disponível depois de duas horas do fim da votação.

Durante o encontro, o coordenador de eleições, Adaílton Ventura da Silva, expôs dados sobre o eleitorado do Estado. A Paraíba tem atualmente 2.655.370 eleitores distribuídos em 77 Zonas Eleitorais. Mais de 40 mil pessoas estão envolvidas no processo eleitoral.

Adaílton Ventura apresentou as inovações que ocorrerão nas eleições 2008, como inclusão da foto do candidato a vice-prefeito na urna, disponibilização de boletim de urna na internet, cabine de votação dobrável e sistema operacional Linux para as urnas eletrônicas.

Sobre a segurança da urna eletrônica, o presidente do TRE-PB disse querer desmistificar que a urna possa receber influência externa ou favorecer candidatos: “Quando terminar o pleito, vamos chamar os partidos políticos e a imprensa numa sessão pública para presenciar auditagem nas urnas que foram utilizadas”.

Comitês financeiros e propaganda eleitoral

O corregedor regional eleitoral informou que irá convidar os comitês financeiros para orientá-los sobre a importância e a responsabilidade dos mesmos, que têm até o dia 21 de julho para efetuar registro nos cartórios eleitorais.

Até o dia 28 de julho, os juízes eleitorais devem convocar os candidatos a prefeito e a vice-prefeito, ou seus representantes, para verificarem as fotografias que serão utilizadas na urna eletrônica, evitando reclamações posteriores.

João Benedito se reunirá, nesta tarde, com os juízes da propaganda de mídia de João Pessoa, Wolfram da Cunha Ramos, e de Campina Grande, Cláudio Pinto Lopes, com o intuito de uniformizar procedimentos.

Ao final, a Assessoria de Comunicação do TRE-PB entregou à imprensa presente pasta contendo números dos telefones dos cartórios eleitorais, juízes, promotores e chefes de cartório, calendário resumido das atividades, cartilha da propaganda eleitoral, guia do eleitor e logística das eleições.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.