Sem categoria

Programa oferece CNH grátis

Governo criou programa Habilitação Social que prevê a retirada sem custos do documento para até três mil pessoas este ano.




Além de enfrentar uma verdadeira maratona para alcançar seu objetivo de receber a carteira de habilitação, outro fator preponderante enfrentado pelos candidatos é o quesito econômico. Em média, para retirar a CNH categoria A (motocicleta), o candidato gasta R$ 450,00. Já se for para categoria B (carro), o valor pode chegar a até R$ 600,00.

Para possibilitar maior inclusão social para pessoas de baixa renda que precisem portar a CNH, o Governo da Paraíba criou o programa Habilitação Social, que prevê a retirada sem custos do documento para até três mil pessoas este ano. Para participar, o candidato precisa se inscrever através do site do Detran/PB e provar que não tem condições financeiras para pagar as taxas estipuladas.

Até o final de agosto, mais de 1.300 comprovaram seus rendimentos, desses, 665 estão em fase de exame médico e psicotécnico e posteriormente vão para uma das 40 autoescolas no Estado que participam desse programa para iniciarem as aulas práticas. Para o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, na Paraíba, os custos de uma Carteira Nacional de Habilitação fazem com que muitos condutores não tenham acesso ao documento.

“Ao contemplar a população de baixa renda com a CNH, o Governo do Estado oferece muito mais que uma carteira de motorista. A Carteira Nacional de Habilitação tem o peso de uma carteira de identidade e também é um documento que garante cidadania e abre espaço no mercado de trabalho”, disse Rodrigo Carvalho.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.