Sem categoria

10º Salão de Artesanato Paraibano começa nesta sexta-feira

Mostra reúne trabalhos dos artesãos cadastrados no Programa de Artesanato Paraibano, do Governo do Estado da Paraíba e do Sebrae. Ambientes terão ceramistas, artesanato e gastronomia.




Da Redação
com informações da Secom/PB

Um dos principais atrativos para o turista que chega a Campina Grande para o Maior São João do Mundo é o 10º Salão de Artesanato da Paraíba, que acontecerá de 5 a 28 de junho.A mostra reúne trabalhos dos artesãos cadastrados no Programa de Artesanato Paraibano, do Governo do Estado da Paraíba e do Sebrae, com apoio do Banco do Brasil, Eletrobrás, Caixa Econômica e do Campina Auto Clube.

O evento vai homenagear o grupo Loiça de louçeiras de Cajazeiras, que trabalha com o barro e cerâmica bordada graças a uma parceria com um grupo de bordadeiras também daquela região. Por isso o tema deste 10º Salão será "Mãos no Barro".

O projeto do 10º Salão de Artesanato da Paraíba é da arquiteta Sandra Moura e vai privilegiar o produto artesanal de qualidade, levando-o aos ambientes mais refinados.O espaço terá 2.500 metros quadrados e será decorado pelos profissionais Babá Santana, José Sereco e Haendel Melo, integrantes da equipe do Programa de Artesanato Paraibano, sob o comando de Marielza Rodriguez Targino de Araújo.

O Salão vai expor peças produzidas por 4.299 artesãos de 96 municípios do Estado integrantes do Programa de Artesanato Paraibano, oriundos de Cooperativas, Associações, Grupos de Produção, Núcleos e também artesãos individuais.

Os ambientes serão divididos entre hall com exposição de 12 ceramistas e a feira com artesanato, habilidades manuais e gastronomia.No espaço do Artesanato estarão a arte Indígena, Brinquedos Populares, Cerâmica, Couro, Fibras, Batik, Bordado, Crochê, Fuxico, Macramé, Labirinto, Renda Renascença, Tecelagem, Vagonite, Reciclados, Tricô Artístico, Retalhos, Madeira, Pedra, Osso, Flande, Aço, Ferro, Xilogravura e Cordel.

No espaço de Habilidades Manuais estarão peças de barro, bijuterias, brinquedos, sisal, biscuit, cabaça, bordados, crochê, fuxico, retalhos, tapeçaria, tecelagem, vagonite, algodão colorido, madeira, cimento e reciclados.No espaço da Gastronomia haverá produção de mel, cocada na kenga, doces caseiros, licores, geleia, castanha de caju, bolos de soja, frutas cristalizadas, rapadura, fubá, conservas, biscoitos, bombons de açúcar e cachaça.

Uma novidade neste Salão é que as sacolas utilizadas pelos artesãos nas suas vendas serão de papel reaproveitado, confirmando o compromisso do Programa de Artesanato Paraibano com a questão ambiental e sustentável do Planeta.

Serviço:
10º Salão de Artesanato Paraibano
Local: Campina Auto Club
Endereço: Av. Severino Bezerra Cabral, 995 – Campina Grande – PB
Funcionamento: de 5 a 28 de junho de 2009
Horário: das 15h às 22h diariamente


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.