Política

Vitalzinho é eleito novo corregedor do Senado Federal

Eleição aconteceu nesta terça-feira (26). Além de Vitalzinho foram escolhidos os 15 senadores que vão compor o Conselho de Ética.




Da redação

O Senado Federal elegeu nesta terça-feira (26) , com três meses de atraso, o corregedor da Casa. Indicado pelo presidente, José Sarney (PMDB-AP), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) foi eleito corregedor pelo plenário da Casa. Também foram escolhidos os 15 senadores que vão compor o Conselho de Ética. Entre os novos membros do conselho, está o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que respondeu a cinco processos por quebra de decoro parlamentar no colegiado em 2007.

As indicações ocorreram um dia depois do senador Roberto Requião (PMDB-PR) ter arrancado o gravador de um repórter da Rádio Bandeirantes. Ele ficou irritado com uma pergunta do jornalista sobre a aposentadoria que recebe como ex-governador do Paraná. Como ainda não havia corregedor, o repórter Victor Boyadjian não conseguiu registrar queixa contra o senador.

A Polícia do Senado se recusou a registrar ocorrência ao argumentar que o órgão não tem competência para investigar parlamentares. A Corregedoria e o Conselho de Ética são responsáveis por investigar e decidir sobre conduta e decoro parlamentar.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.