Política

TCE-PB vai orientar presidentes de Câmaras sobre controle e gestão

Encontro será realizado no dia 17 de março, no Centro Ariano Suassuna. 




O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) vai reunir, no próximo dia 17 de março, os presidentes da Câmaras de todos os 223 municípios paraibanos para repassar orientações acerca dos sistemas de controle da Corte. Denominado “O TCE e o Legislativo: Encontro de Orientações aos Presidentes de Câmaras”, o evento será aberto pelo conselheiro presidente André Carlo Torres e acontecerá no Centro Cultural Ariano Suassuna, do TCE-PB.

A assessoria técnica do Tribunal vai orientar os chefes de legisaltivo municipais sobre como acessar e fazer uso das ferramentas disponibilizadas para esse controle. As orientações neste sentido ficarão a cargo do chefe da Astec, Ed Wilson Fernandes. A exposição sobre a Ouvidoria da Corte será feita por Ênio Martins Norat. A auditora Zaíra Guerra abordará o tema “Orçamento, Subsídios e Limites do Poder Legislativo”. Em seguida o Auditor de Contas Públicas, Mateus de Medeiros Lacerda, falará sobre o tema “Funções dos Vereadores”.

A procuradora geral do Ministério Público de Contas junto ao TCE, Sheyla Barreto, abordará “Aspectos Relevantes do Processo Legislativo”, em palestra programada para às 11:50h. O encontro será encerrado pelo conselheiro Marcos Costa, coordenador da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira – Ecosil -, responsável pelos eventos de capacitação, seminários e cursos promovidos pelo Tribunal.

Manual

Logo na recepção, durante o credenciamento a ser feito entre às 7:30 h a 8:30 h, os vereadores vão receber um manual impresso contendo informações sobre abrangência e limites de suas atribuições e, principalmente, orientações sobre as obrigações que têm, enquanto gestores de verbas públicas, para com o Tribunal de Contas.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.