Política

Sessão da Câmara discute internet e TV digital nesta quinta

Editora-chefe e coordenador do Paraíba1 participaram da sessão especial. Vereador Tavinho Santos (PTB) foi o autor da proposta em homenagem aos 20 anos da internet.




Sessão da Câmara discute internet e TV digital nesta quinta
Vereador Tavinhos Santos (PTB), autor da prosposta desta sessão especial

Da Redação

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na manhã desta quinta-feira (12) uma sessão especial que debateu o avanço da tecnologia e os 20 anos da invenção da Internet, além das políticas de inclusão digital e o surgimento da TV digital.

“Essa iniciativa da Câmara é louvável pois é um reconhecimento da sociedade, como um todo, de que a Internet já é um meio de destaque, que permite à população agilidade, qualidade e veracidade nas informações”, afirmou Tatiana Ramos, editora-chefe do Paraíba1.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) realizada em 2008, três em cada dez residências possuem Internet. Cerca de 11,6% dos domicílios do Nordeste estão conectados à rede.

O vereador Tavinho Santos (PTB), autor da proposta da sessão especial, afirmou que a Internet revolucionou a forma de se comunicar. “Nosso maior desafio é fomentar a inclusão digital pois ela é o caminho para a sociedade da informação”, afirmou.

O coordenador do Paraíba1, Rayner Holmes, participou da sessão e informou que a Paraíba ocupa o 4º lugar (10.229) no ranking dos Estados nordestinos que possuem domínios na internet. Em primeiro lugar está a Bahia, em segundo o estado de Pernambuco e em terceiro o Ceará.

Tatiana Ramos editora-chefe do Paraíba1"Em 1996 existiam apenas 85 sites de origem brasileira, já em 2009 o número subiu para mais de um milhão de sites", afirmou Rayner. O coordenador levantou uma reflexão sobre a verba paga pelos sites. "Cada domínio paga por ano R$ 30 e essa verba é encaminhada à São Paulo. Acredito que a distribuição deve ser descentralizada e a verba seja investida nos Estado de origem dos sites", concluiu.

O Paraíba1 teve 420 mil acessos no mês de outubro deste ano. A editora-chefe do portal de notícia falou sobre a maior dificuldade do jornalista online. “O grande desafio, hoje, é tentar trabalhar da melhor maneira possível a informação como um produto que seja interativo", explicou Tatiana Ramos.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.