Política

Secretários estaduais e municipais se preparam para disputa de 2016

João Azevedo e Waldson Sousa estão os auxiliares do governador que devem entrar nas eleições municipais.




Cargos no primeiro escalão do governo do Estado e nas prefeituras de João Pessoa e Campina Grande são o trampolim para as eleições municipais do próximo ano. Pelo menos 11 auxiliares do governador Ricardo Coutinho (PSB) devem deixar a gestão para disputar prefeituras e vagas nas Câmaras Municipais. De olho no processo eleitoral de 2016, alguns secretários já se utilizam de seus cargos para estreitar as relações com os possíveis eleitores.

Apesar do secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia, João Azevedo ainda não ter sido confirmado pelo PSB como pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa, ele é considerado o nome mais forte para o pleito. Ele afirmou estar pronto para entrar na disputa, caso seu nome seja referendado pela legenda. Antes de chegar ao cargo que ocupa atualmente, João Azevedo exerceu cargos no primeiro escalão das prefeituras de João Pessoa e Bayeux.

Outro membro do primeiro escalão do governo do Estado cotado para a disputa majoritária é Waldson Sousa, secretário de Desenvolvimento e Articulação Municipal. O gestor demonstrou a intenção de se candidatar a prefeito no município do Conde, no litoral sul do Estado, e algumas articulações políticas já estão em andamento para fortalecer seu nome entre a população.

Já o secretário de Planejamento, Gestão e Finanças, Tárcio Pessoa é cotado para disputar a prefeitura de Cuité, enquanto o superintendente do Detran, Aristeu Chaves, pode ser candidato a prefeito de Camalaú. O governador também vai precisar nomear um novo secretário de Agricultura Familiar, levando em consideração que o atual secretário, Lenildo Morais (PT), deve se afastar do cargo para se candidatar a prefeito ou vice em Patos. Quem também pode se afastar do cargo para a disputa eleitoral é o secretário-executivo de Comunicação Institucional, Célio Alves, provável candidato do PSB à prefeitura de Guarabira.

Na lista de pré-candidatos à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) já consta o nome do diretor do Hospital de Emergência e Trauma da capital, Edvan Benevides, assim como o da atual presidente da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), Sandra Marrocos, que vai tentar novamente uma vaga na Casa.

A mesma situação se repete na prefeitura da capital. Três vereadores que atualmente ocupam secretarias na prefeitura vão se afastar dos cargos para tentar reeleição: Helton Renê vai deixar a Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor, Marcos Vinicius, a Secretaria de Comunicação, e Pedro Coutinho deve sair do Instituto de Previdência do Município. Ainda devem sair o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Geraldo Amorim, além do ex-secretário adjunto do Meio Ambiente, sargento Denis.

Possíveis candidatos.

Governo do Estado.

Para prefeito.

João Azevedo, secretário da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia;
Tárcio Pessoa, secretário de Planejamento, Gestão e Finanças;
Waldson Souza, secretário do Desenvolvimento e Articulação Municipal;
Aristeu Chaves, superintendente do Detran;
Lenildo Morais, secretário da Agricultura Familiar;
Célio Alves, secretário executivo da Comunicação Institucional.

Para vereador.

Edvan Benevides, diretor do Hospital de Trauma;
Sandra Marrocos, presidente da Fundação da Criança Alice Almeida (Fundac);
Tibério Limeira, secretário da Juventude, Esporte e Lazer, além do Empreender;
Sales Dantas, secretário Executivo da Pesca.

Prefeitura de João Pessoa.

Para vereador.

Helton Renê, secretário de Proteção e Defesa do Consumidor;
Marcos Vinicius, secretário de Comunicação;
Pedro Alberto Coutinho, superintendente do Instituto de Previdência do Município;
Sargento Denis, ex-secretário adjunto do Meio Ambiente.

Prefeitura de Campina Grande.

Candidatos a vereador.

Lula Cabral, secretário de Cultura;
Hércules Lafite, Ciência e Tecnologia;
Joia Germano, chefe de Gabinete do Prefeito;
Fernando Carvalho, Articulação Política;
Teles Albuquerque, adjunto da Sejel;
Rubens Nascimento, adjunto da Semas;
Saulo Germano, adjunto da Ciência e Tecnologia;
Sargento Regis, Amde;
Asfora Neto, Sine.

Candidatos a prefeito.

Adelson Benjamin, assessor de gabinete (Areial);
Aquino Leite, diretor financeiro da Amde (Alagoa Nova);
Manoel Andrade, adjunto de Agricultura (Barra de Santana). 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.