Política

Romero vai transformar Plano Estratégico de Desenvolvimento 2035 em lei

Documento foi entregue pelo presidente da FIEP,  Buega Gadelha, em sessão da Câmara.  



Divulgação/Codecom-CG
Divulgação/Codecom-CG
Romero recebe de Buega plano para ações nas áreas social, econômica, educação, saúde, infraestrutura, urbanismo e mobilidade urbana

O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) vai transformar o Plano Estratégico de Desenvolvimento de Campina Grande 20135. O anúncio foi feito pelo gestor que recebeu nesta sexta-feira (24) o plano das mãos do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Francisco Buega Gadelha, em nome do Comitê Gestor.

O plano que estabelece metas e estratégias para o progresso da cidade até 2035 foi lançado durante sessão especial promovida pela Câmara Municipal, tendo como local o auditório da FIEP.  “A administração tem prazo de validade. A gente assim que assume no dia 1º de janeiro sabe que o mandato termina quatro anos depois. Este plano deve ser executado pelos próximos gestores dessa cidade para o bem de Campina Grande”, justificou Romero.

Projeto de lei

Durante a sessão, presidida pela vereadora Ivonete Ludgério , o prefeito Romero Rodrigues assinou e encaminhou ao Poder Legislativo um projeto de lei acerca do acompanhamento e execução do Plano Estratégico por parte do governo municipal, cujo compromisso é o de superar todas as metas fixadas para os próximos anos. O vice-prefeito, Enivaldo Ribeiro (PP), também esteve presente.

Romero explicou que toda a sua equipe deu o máximo de cooperação para a elaboração do documento hoje oficialmente apresentado à sociedade, oferecendo informações, mas, sobretudo, assumindo o compromisso de superar as metas de curto prazo estabelecidas no planejamento estratégico local.

De acordo com o prefeito, o governo municipal já está cumprindo a sua parte, tanto é que vem realizando, apesar da crise e da falta de apoio do governo do Estado, uma série de obras de infraestrutura, de mobilidade urbana, municipalização de equipamentos hospitalares, investimentos no setor educacional e a construção do Complexo Aluízio Campos.

Também lembrou que haverão outros investimentos, a exemplo do futuro Polo de Modas. “Já estamos fazendo, no presente, o futuro de uma Campina que não será apenas grande, mas gigante”, garantiu, com entusiasmo.

Prestigiada

O ato contou com a presença das principais lideranças políticas e empresariais da cidade. O plano conta com 35 metas que consolidarão a cidade como uma das mais desenvolvidas do Brasil. Antes de a sessão começar, o diretor da empresa elaboradora do plano (Macroplan), Cláudio Porto, fez uma exposição técnica da iniciativa, destacando o apoio dispensado aos técnicos por parte dos mais diversos secretários municipais, entre eles André Agra (Planejamento) e Luiz Alberto Leite (Desenvolvimento Econômico) e também por parte do prefeito Romero Rodrigues.

Parceria

Além do diretor da Macroplan, quem também teve a oportunidade de falar, expondo o papel da prefeitura nesta iniciativa, foi o secretário de Planejamento, André Agra. Já o presidente da Fiep, Buega Gadelha, em rápido discurso, destacou a necessidade da elaboração deste plano. Ressaltou as parcerias firmadas para a sua concretização, entre as quais a firmada com a Prefeitura Municipal de Campina Grande. “Por isso mesmo, tenho certeza de que o prefeito Romero Rodrigues vai seguir tudo o que foi programado neste plano”, disse .Buega.

Assim que teve início a sessão especial, aconteceram vários pronunciamentos de autoridades e lideranças políticas mostrando diversos aspectos e, sobretudo, a importância deste tipo de planejamento para garantir o crescimento ou consolidação da cidade em várias áreas, como saúde, educação e economia.

Fez uso da palavra Renato Castro Lago (diretor do comitê gestor do plano), que também entregou cópias do planejamento estratégico para os prefeitos das cidades vizinhas de Lagoa Seca, Boa Vista, Fagundes, Massaranduba e Queimadas.

Em nome destes prefeitos, falou o prefeito de Boa Vista, André Gomes, mostrando que será fundamental o crescimento planejado de Campina Grande em conjunto com as demais cidades do Compartimento da Borborema.

Após Renato Lago, fizeram discursos o superintendente da Sudene, Marcelo Neves; deputado estadual Tovar Correia Lima; deputados federais Damião Feliciano e Rômulo Gouveia; senador Cássio Cunha Lima; e o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Wilbur Jácome do Estado.

O plano

A elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento – Campina Grande 2035 esteve sob a coordenação da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP. Com três etapas, que projetam metas e ações de curto, médio e longo prazo, o Plano Estratégico é fundamental ao progresso da cidade nos próximos 20 anos.

A ideia é que o Plano norteie o desenvolvimento, sendo um guia referencial para ações nas áreas social, econômica, educação, saúde, infraestrutura, urbanismo, mobilidade urbana, qualidade de vida e desenvolvimento.

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.