Política

Proposta de fusão entre PSDB e DEM divide bancadas dos partidos

Parlamentares paraibanos parecem divididos sobre as especulações nacionais, a respeito de uma possível fusão entre as duas legendas após as eleições de 2012.




Cecília Noronha
Do Jornal da Paraíba

Os parlamentares paraibanos do DEM e PSDB na Assembleia Legislativa parecem divididos sobre as especulações nacionais, assumida pelo senador Aécio Neves, de Minas Gerais, e repercutida por líderes políticos tucanos, a respeito de uma possível fusão entre as duas legendas após as eleições de 2012. Por um lado, alguns acreditam que ainda é muito cedo para tecer comentários a respeito do tema. Mas há ainda aqueles que veem com bons olhos a unidade de ambas as siglas e dizem preferir o fortalecimento de cada um dos partidos.

Ao falar sobre o assunto, o deputado estadual Domiciano Cabral (DEM) afirmou que não haveria maiores problemas se isso viesse a acontecer.

“O ACM Neto (líder dos democratas na Câmara Federal), por exemplo, disse que esse assunto não estava no momento em pauta. Mas já ouvi as pessoas falando sobre a possibilidade. Existindo dois partidos grandes, se há um enfraquecimento, a tendência seria mesmo essa fusão. Se for bom para o Brasil, para fazer uma oposição responsável, sou de acordo, sim”, comentou.

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Lindolfo Pires (DEM), chegou a ser bem humorado ao comparar a afinidade entre as duas legendas.

“Na Paraíba essa discussão não existe. Tudo o que sabemos é em nível de especulação nacional, embora reconheça que a gente e o PSDB fomos parceiros em várias eleições locais e nacionais”, afirmou o democrata. “Se ocorresse essa mudança, aqui, na Paraíba, não mudaria muita coisa, pois não somos irmãos siameses, mas somos gêmeos”, brincou.  

Fortalecimento

Enquanto isso, para o deputado estadual Francisco Quintans (DEM), antes de se falar em qualquer possibilidade de fusão é preciso primeiramente tentar fortalecer a legenda. “Como democrata, acho que deveria tentar o fortalecimento do partido. Sei que o PSDB é nosso grande aliado, mas devemos mesmo é fortalecer a nossa casa, fazermos mais prefeitos, vereadores, deputados e senadores”, disse.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.