Política

Polêmica na Zeis do bairro São José

Mesmo com os votos contrários da oposição e dos vereadores governistas Dinho (PR) e Felipe Leitão (PP), e a abstenção da vereadora Raíssa Lacerda (PSD), a Câmara Municipal de João Pessoa aprovou, por 11 votos a sete contrários, e uma ausência (Bira), a criação da Zona Especial de Interesse Social (Zeis) nas comunidades São José […]




Mesmo com os votos contrários da oposição e dos vereadores governistas Dinho (PR) e Felipe Leitão (PP), e a abstenção da vereadora Raíssa Lacerda (PSD), a Câmara Municipal de João Pessoa aprovou, por 11 votos a sete contrários, e uma ausência (Bira), a criação da Zona Especial de Interesse Social (Zeis) nas comunidades São José e Chatuba, nos bairros de São José e Manaíra. O vereador Tavinho Santos (PTB) tentou pedir vistas ao projeto para adiar a votação para 2012, mas foi derrotado. A quebra do acordo entre situação e oposição para que a Zeis do bairro São José fosse retirada de pauta fez com que a oposição se retirasse do plenário, em protesto.

Apesar do projeto que cria a Zeis não tratar diretamente da urbanização da comunidade, que vem sendo contestada pelos moradores, dá condições para o município prosseguir com as intervenções no bairro. De acordo com o texto do projeto, a Zeis tem como finalidade “promover a ação de melhoria habitacional e regularização fundiária como forma de mitigar a demanda gerada pela ocupação irregular existente na cidade”.

Os moradores, que compareceram ontem à Câmara, argumentaram que não foram ouvidos pela Prefeitura de João Pessoa na elaboração do projeto de urbanização do bairro apresentado, por isso queriam impedir a aprovação da Zeis, como forma de adiar a intervenção municipal. Eles chegaram a vaiar alguns vereadores de situação, principalmente Sandra Marrocos (PSB) e Geraldo Amorim (PDT), quando eles tentaram esclarecer que o projeto da Zeis não era em si o projeto de urbanização. “A Zeis serve para que a administração pública consiga investir nessas áreas, com saneamento, construção de moradias dignas, infraestrutura. Se tem uma coisa que eu não tenho problemas é com vaias”, disse Sandra, que acusou a oposição de tentar desvirtuar o debate.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.