Política

PB vai ter R$ 336 mi para a mobilidade

Investimentos foram anunciados nesta terça-feira (24) e beneficiarão os municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo.




O governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) – Mobilidade de Grandes Cidades do Ministério das Cidades, irá investir R$ 336 milhões em quatro municípios da Paraíba – João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo. Os recursos para a Paraíba foram anunciados ontem, em Brasília, pela presidente da República, Dilma Rousseff, e pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

O PAC da Mobilidade Grandes Cidades tem como objetivo requalificar e implantar sistemas de transporte público coletivo, a fim de ampliar a capacidade de mobilidade urbana da população dos grandes centros. O programa prevê, para os próximos anos, obras para dar acessibilidade, qualidade e conforto aos usuários do transporte público.

Segundo Aguinaldo Ribeiro, os investimentos vão transformar a realidade urbanística das cidades brasileiras, integrando sistemas de transporte de massa que possibilitem a locomoção com conforto, qualidade e rapidez. “No total são 22,5 bilhões de recursos que irão contemplar diretamente 70 milhões de brasileiros que vivem nas grandes cidades e regiões metropolitanas do nosso país, que dobrou a sua frota de veículos de 35 para 70 milhões em dez anos e que necessita de soluções imediatas”, afirmou o ministro.

O governador Ricardo Coutinho, que esteve presente à assinatura dos contratos, também acredita que os recursos vão melhorar o trânsito e a mobilidade urbana da população paraibana. “Estamos falando de melhoria na qualidade de vida da população. Estamos tratando da saúde e do lazer do povo brasileiro. Quando um transporte público é eficiente, as outras áreas recebem esse reflexo positivo”, afirmou o governador.

Segundo Ricardo Coutinho, a execução dos projetos será realizada em parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras municipais. Conforme o secretário executivo de obras do PAC, Ricardo Barbosa, o governo vai implantar melhorias estruturais e operacionais para a requalificação do sistema sobre trilhos da Grande João Pessoa.

O Governo do Estado será responsável pela implantação do Sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilho) Metropolitano de João Pessoa com a construção de corredores e viadutos. A melhoria do sistema de transporte público será feita através da construção da Rede Integrada de Corredores de Transporte Público, que ligará o sistema BRT (Bus Rapid Transit) com terminais de ponta, e vai de Cruz das Armas às avenidas D. Pedro II e I, incluindo um corredor exclusivo da Epitácio Pessoa ao Terminal de Integração no Centro.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.