Política

PB firma parceria com universidade da Espanha para expandir Gira Mundo e Prima

Governador Ricardo Coutinho cumpriu agenda institucional em Salamanca.




O governo da Paraíba assinou um convênio com a Universidade de Salamanca, na Espanha, para o desenvolvimento de parcerias. A assinatura aconteceu no país europeu, onde o governador Ricardo Coutinho (PSB) cumpre agenda institucional nesta semana. O pacto deve garantir a ampliação dos programas Gira Mundo e Prima (Projeto de Inclusão Através da Música e da Arte), além de projetos nas áreas de pesquisa e intercâmbio profissional e cultural. O governador eleito da Paraíba, João Azevedo(PSB), também esteve presente ao ato. Ricardo reassume o governo na quinta-feira (29).

A parceria foi firmada durante reunião com o reitor USAL, Rivero Ortega, e o diretor do Centro de Estudos Brasileiros na Universidade de Salamanca, Ignacio Berdugo Gómez de la Torre. O governador Ricardo Coutinho reassume o Governo do Estado nesta quinta-feira (29).

Ricardo Ortega recepcionou os governadores da Paraíba em encontro oficial na sede da instituição, em Salamanca. “Cuidamos das pessoas e valorizamos os gestores públicos que têm políticas públicas neste sentido”, afirmou o reitor, elogiando as ações da Paraíba. O Gira Mundo leva estudantes da rede pública estadual para intercâmbio no exterior e o Prima oferece aulas de instrumentos de música clássica.

Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho discorreu sobre as ações desenvolvidas durante os últimos oito anos. Ele ressaltou a importância do Gira Mundo, que levou mais de 350 estudantes da rede estadual para intercâmbio no Canadá, Espanha, Portugal, Finlândia, Argentina e Israel. “Muito além dos investimentos que fizemos na construção e reforma das nossas escolas, na valorização salarial dos professores, na implantação de 100 escolas em tempo integral, entre outras intervenções, o Gira Mundo mexeu com a rede. Porque apresentamos oportunidades pelas quais nossos jovens, por méritos próprios, possam querer progredir”, disse.

O reitor Ricardo Ortega presenteou o governador Ricardo Coutinho e o governador eleito, João Azevedo, com um livro sobre a histórica biblioteca da Universidade de Salamanca, que tem em seu acervo os primeiros livros impressos no mundo. O governador da Paraíba retribuiu o gesto deixando uma agenda confeccionada pelo Jornal A União para o ano de 2019, na qual se destacam poetas paraibanos, bem como uma edição do livro sobre os oitos anos do Orçamento Democrático na Paraíba.

A Universidade de Salamanca é a quarta universidade mais antiga da Europa. Foi fundada em 1218 pelo Rei Alfonso IX de León e por ela já passaram centenas de personagens ilustres da literatura, da política, do direito e da história mundial, entre elas Hernan Cortez, conquistador do México. Atualmente, a Universidade de Salamanca continua a manter a sua grande capacidade de atração e tem uma população estudantil estável de cerca de 30.000 alunos, de todas as partes do mundo para cursos de licenciatura, bacharelado e pós-graduação.

Parcerias comerciais

Durante passagem por Salamanca, o governador Ricardo Coutinho também esteve,na Câmara de Comércio da cidade para encontro com empresários espanhóis dos mais diversos segmentos. O governador eleito João Azevedo fez uma palestra sobre as potencialidades da Paraíba, destacando a infraestrutura logística, a localização geográfica privilegiada e os avanços obtidos pelo estado nos últimos oito anos.

Na presença do governador Ricardo Coutinho, o governador eleito da Paraíba destacou o crescimento do PIB do Estado, bem como os índices de desenvolvimento econômico alcançados recentemente.

Empresários elogiaram a presença dos governadores e sinalizaram a possibilidade de visitar a Paraíba para discutir a viabilidade de seus projetos.

O presidente da Câmara de Comércio de Salamanca, Benjamín Crespo, agradeceu aos governadores por sua presença. “Sinto-me satisfeito por este tipo de reuniões gerar relacionamentos frutíferos. Vamos continuar nessa linha de ação: promover o comércio exterior é uma das minhas prioridades “, acrescentou Benjamín Crespo.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.