Política

Ministério da Cidadania anuncia R$ 47 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos na PB

Convênios devem beneficiar prioritariamente na Paraíba, segundo o ministro, produtores de leite e hortaliças.




Foto: Hebert Araújo/TV Cabo Branco

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, esteve nesta terça-feira (29) em visita a Paraíba, para assinar o Termo de Adesão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que destinará novos repasses para o estado. O evento aconteceu no Palácio da Redenção, em João Pessoa. Ao todo, segundo o ministro, o investimento será de R$ 47 milhões e beneficiará até um milhão de paraibanos.

Com atuação em várias áreas de produção rural, os convênios devem beneficiar prioritariamente na Paraíba, segundo o ministro, produtores de leite e hortaliças.

O próximo passo será a abertura de chamadas públicas para a participação de organizações formadas por agricultores familiares de todo o país. Na Região Nordeste, até o momento, apenas o Rio Grande do Norte está com uma chamada aberta, através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações federais para a inclusão de produtores rurais de famílias pobres, e tem como finalidades a promoção do acesso à alimentação e o incentivo à agricultura familiar.

“O PAA é importantíssimo para fazer a ponte entre aquele muito pequeno que produz e aquele que é muito vulnerável e essa é uma ponte de solidariedade extraordinária e que nessa parceria entre o governo federal e o governo da Paraíba a gente consegue construir e consolidar as ações”, disse Onyx Lorenzoni, durante a solenidade realizada em João Pessoa.

Para o alcance dessas metas, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.