Política

Lula apela por bons projetos para investir em Estados do Nordeste

Em entrevista ao correspondente da Rede Paraíba em visita ao NE, Lula também falou que transposição deve diminuir desigualdades entre Estados da região.



Secom-PB
Secom-PB
Lula ao lado do governador durante visita às obras de transposição

Karoline Zilah e Tatiana Ramos

No segundo dia de passagem pelo Sertão pernambuco, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concedeu entrevista a jornalistas durante um café da manhã antes de ir a campo para dar continuidade às visitas às obras de transposição do rio São Francisco.

Participando da comitiva presidencial em Sertânia, Arimatéia Souza, correspondente da Rede Paraíba de Comunicação, tomou café com o presidente. Na presença autoridades, inclusive do governador José Maranhão, o principal ponto da conversa foi a necessidade de investimentos no Nordeste como forma de diminuir as desigualdades econômicas, a exemplo da transposição, que vai beneficiar grande parte dos estados da região.

Clique para ouvir o aúdio da entrevista com o presidente Lula.

Lula defendeu que, para que haja desenvolvimento na região, é necessário injetar dinheiro por meio de ações estratégicas. Ele apelou por projetos que possam ser implantados no Nordeste. Para isso, segundo ele, basta que as prefeituras e os governos estaduais apresentem propostas de obras e investimentos que possam ser inseridos no orçamento do Governo Federal.

O presidente reconheceu que a região Nordeste foi “esquecida” durante cerca de um século, sendo vista apenas como ponto de emigração de mão-de-obra. Por isso, Lula comentou que os estados precisam de atenção especial, reforçando que não vai conseguir resolver todos os problemas em um ou dois mandatos, mas tenta recuperar a integridade econômica e social da região.

Ao final da conversa com Arimatéia Souza, na presença do governador José Maranhão, Lula voltou a falar sobre a necessidade de apresentação de projetos e fez um convite para que o Nordeste participe efetivamente com propostas para se integrarem ao projeto de orçamento de 2010.

Segundo ele, a Paraíba pode começar a se planejar para ser incluída nas ações que deverão ser feitas para grandes eventos futuros, a exemplo da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.