Política

Luciano Cartaxo é o novo prefeito de João Pessoa

Candidato do PT confirmou o favoritismo e foi eleito no segundo turno neste domingo (28).



Jorge Machado
Jorge Machado

Luciano Cartaxo (PT) é o novo prefeito de João Pessoa. Na disputa do segundo turno neste domingo (28) ele confirmou o favoritismo e foi eleito com 246.581votos, o equivalente a 68,13% dos votos válidos. Cícero Lucena (PSDB) ficou na segunda colocação com 115.369 votos, 31,87% % do válidos. O resultado da eleição foi conhecido por volta das 18h20, com 100% das urnas apuradas.

Com a vitória de Luciano Cartaxo o PT pela primeira vez vai governar João Pessoa. O prefeito eleito se tornou o favorito na segunda metade da campanha do primeiro turno. Inicialmente ele figurava na terceira posição das pesquisas de intenções de voto do Ipespe e do Ibope, mas conseguiu mudar a situação e passou a liderar.

Atualmente deputado estadual, Luciano Cartaxo Pires de Sá nasceu em Sousa e tem 48 anos. Formado em Farmácia , ele iniciou sua carreira política em 1996 quando foi eleito vereador em João Pessoa . Na Câmara Municipal conseguiu a reeleição por mais três mandatos, nas eleições de 2000, 2004 e 2008.

Em 2006 foi candidato a vice-governador na chapa de José Maranhão (PMDB), mas eles acabaram sendo derrotados por Cássio Cunha Lima (PSDB). No começo de 2009, Maranhão e Cartaxo acabaram assumindo após a cassação de Cássio e seu vice. Em 2010 lançou candidatura à Assembleia Legislativa e foi eleito.

Para se candidatar nas eleições desse ano, Cartaxo enfrentou resistência de alguns setores do PT que preferiam apoiar à candidatura do PSB. Após uma votação interna, acabou ganhando o direito de concorrer e durante a campanha agregou o apoio dos que eram contra ele.

Na disputa ele montou uma aliança incomum com o PPS que indicou Nonato Bandeira para o posto de vice-prefeito. A chapa foi construída por intermédio do prefeito Luciano Agra (sem partido) que após se desfiliar do PSB decidiu apoiar a candidatura de Cartaxo. O petista também foi apoiado no 1º turno por PRB e PP e no segundo turno ganhou as adesões do PCdoB, do PTB, do PSL, do PT do B e de grande parte do PMDB.

O apoio de Luciano Agra foi um dos grandes trunfos usados por Cartaxo, que sempre garantiu que se eleito fosse, daria continuidade às ações da atual administração municipal. A relação com o Agra, também gerou críticas dos adversários, que questionavam o fato do petista anteriormente ter feito oposição ao prefeito e usavam denúncias feitas contra a prefeitura para o atingir.

Cartaxo também destacou em sua campanha a facilidade que teria para conseguir parcerias com o governo federal pelo fato de ser do mesmo partido da presidente Dilma Rousseff (PT). Em um dos seus últimos eventos, o prefeito eleito contou com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um comício em Mangabeira.

O novo prefeito propôs a criação do passe livre para os estudantes da rede municipal; a construção de 13 mil casas; a criação do Banco Cidadão para beneficiar o microcrédito; criar subprefeituras para descentralizar a administração municipal; e colocar médicos em todos os Postos de Saúde da Família em João Pessoa.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.