Política

Luciano Agra tem aprovação de 41% e Ricardo, de 37%

Índice foi calculado com soma dos conceitos bom e ótimo obtidos pela atual administração.




A administração do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), tem a aprovação de 41% da população, segundo revela a pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Política e Econômicas (Ipespe), encomendada pelo JORNAL DA PARAÍBA. O índice foi calculado somando os conceitos de bom (31%) e ótimo (10%) obtidos pela administração municipal. O governador Ricardo Coutinho tem índice menor que Agra.

A avaliação foi feita juntamente com a consulta do Ipespe sobre a corrida eleitoral na capital. Pelos números, Agra está melhor avaliado que na última pesquisa realizada em outubro de 2011, quando contava com 34% de aprovação dos pessoenses (27% bom e 7% ótimo).

Para quem está em fim de mandato, o prefeito Luciano Agra demonstra gozar do prestígio da população. Vale lembrar que em janeiro de 2012, ele tomou a decisão de se afastar da disputa eleitoral com a desculpa de que precisaria se dedicar aos projetos da prefeitura. “Vou priorizar a gestão, o modelo administrativo, a continuidade de um projeto que vem mudando a face da nossa capital e que não pode ser interrompido”, disse Agra em sua carta renúncia.

De janeiro até hoje o prefeito deu demonstrações de que concentraria suas energias apenas no trabalho administrativo, mas já perto de começarem as convenções partidárias ele se animou com os apelos de aliados e da população e decidiu retomar a candidatura. “Os agentes políticos sabem que a vontade popular jamais pode ser colocada de lado”, destacou Agra durante evento no final de semana que marcou o seu retorno à cena política.

A pesquisa do Ipespe buscou também avaliar o grau de insatisfação da população com a atual administração. Comparada com a pesquisa de outubro de 2011, a desaprovação da gestão de Luciano Agra caiu de 21% para 12%. Segundo a pesquisa, 6% consideram ruim e 6% péssima a atual administração da prefeitura. A pesquisa anterior dava 10% de ruim e 11% de péssima. No quesito regular, houve um aumento em relação à pesquisa passada. Na última eram 39% dos eleitores e agora são 44% que julgam regular a atual gestão.

Dos 41% dos eleitores que aprovam a administração de Agra, 47% são do sexo masculino e 34% do sexo feminino. A pesquisa do Ipespe ouviu 800 pessoas, de 26 a 28 de maio, e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo 00013/2012.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.