Política

João Almeida pede anulação de eleição para a presidência da Câmara

Pretenso candidato alega "atropelos regimentais, jurídicos e morais". 




O vereador João Almeida (SD) protocolou, na manhã desta terça-feira (22), pedido de anulação da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa para o segundo biênio 2019/2020. A eleição antecipada do vereador João Corujinha (PSDC) para presidente foi realizada com a votação que conduziu à presidência o vereador Marcus Vinícius (PSDB) para o biênio 2017/2018.

Apesar de ter participado da sessão que elegeu as duas Mesas, João Almeida alega vício de iniciativa e ilegalidade no processo. “Houve alguns atropelos regimentais, jurídicos e porque não dizer morais. Não vou entrar nessa seara, mas não respeitaram o Regimento da Casa e meu direito como cidadão. A convocação de uma sessão extraordinária exige uma ciência antecipada, o que não foi feito, e parecer da Comissão de Constituição e Justiça. Como uma matéria legislativa que envolva parecer da CCJ, que sequer existia, poderia ter tido parecer oral se não existia”, questionou.

No fim do ano passado, quando foi iniciado na Câmara Municipal um processo de renovação da Mesa Diretora da Casa, que há uma década era presidida pelo vereador Durval Ferreira (PP), João Almeida se colocou como nome para a disputa de um dos biênios, apesar de defender a manutanção de Durval na presidência. 

Agora ele espera derrubar a eleição para tentar emplacar novamente a presidência e espera contar com o apoio dos parlamentares que assumiram uma vaga na Câmara Municipal após a eleição. Dos 27 vereadores, pelo menos quatro são suplentes – Carlão (PSDC), Helena Holanda (PP), Marmuthe Cavalcanti (PSD) e Professor Gabriel (PSD). 

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA entrou em contato com o vereador João Corujinha, mas não obteve retorno. O parlamentar está em São Paulo, onde participa de encontro do o prefeito João Dória, para conhecer a experiência de Parceria Público-Privada (PPP), desenvolvida pela prefeitura de São Paulo para revitalizar parques e logradouros públicos, além de ações na área de saúde e no atendimento às pessoas carentes. 

 

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.