Política

Ex-deputada estadual Socorro Marques morre aos 86 anos, em João Pessoa

Ela estava internada há cinco dias e morreu após um infarto; sepultamento será em Vista Serrana, no Sertão.




Ex-deputada estadual Socorro Marques morre aos 86 anos, em João Pessoa. Foto: France Nunes/Folha Patoense

Morreu na manhã deste domingo (11), em João Pessoa, a ex-deputada estadual Socorro Marques. Ela tinha 86 anos, estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves, na Capital, desde terça-feira (6) e a morte foi causada por um infarto. A informação foi confirmada por um dos seus filhos, Vavá Marques. O velório acontecerá em Patos, cidade onde Socorro Marques morava e o sepultamento será nesta segunda-feira (12), na cidade de Vista Serrana, no Sertão paraibano.

Nos últimos anos, a ex-deputada passou a dedicar a escrever a sua própria história e no ano passado, chegou a lançar um livro ‘Capítulos de uma História’. Com a saúde debilitada, por causa de dois acidentes vasculares cerebrais (AVCs) em junho de 2016 e setembro do ano passado, já não participava mais de atividades políticas.

Maria do Socorro Marques Dantas nasceu em Paulista, no interior do estado. Contadora e economista, ela era servidora pública estadual aposentada, mas dedicou a maior parte da vida à política. Foi prefeita de Vista Serrana por dois mandatos (1983-1986 e 1993-1996) e eleita deputada estadual duas vezes, nos pleitos de 1988 e 2006.

Ela também levou os filhos à política, a exemplo do ex-deputado estadual Monaci Marques e do ex-prefeito de São José do Bonfim, Vavá Marques.

Na sua primeira eleição como deputada, obteve 13.930 votos e na segunda, em 2006, manteve uma mesma margem, com o resultado de 13.887 votos. Após as experiências como prefeita de Vista Serrana e deputada estadual, chegou a disputar o cargo de prefeita de Patos, em 2008, conquistando 668 votos.

Socorro Marques também ocupou cargos no Governo da Paraíba, como secretária adjunta de Acompanhamento e Ação Governamental, coordenadora do Fundo de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (FDE), na Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (SUPLAN) e presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (FUNDAC).


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.