Política

Efraim Filho foca no discurso político e acredita no 2º turno

Segundo candidato a vice-prefeito, Estelizabel vai ser beneficiada por ser a única da situação.



Daniel Peixoto
Daniel Peixoto
Efraim Filho foi entrevistado desta quinta-feira

O deputado federal Efraim Filho (DEM) foi sabatinado nesta quinta-feira (26) pelos jornalistas e ouvintes da Paraíba FM. A entrevista fez parte da rodada de perguntas para os candidatos a vice-prefeitos de João Pessoa. Vice na chapa de Estelizabel Bezerra (PSB), Efraim focou na questão política e garantiu que vai deixar sua vaga no Câmara Nacional se for eleito.

“Para muitos parece que é um passo para trás. Mas eu carrego comigo missões, paixão por aquilo que faço, e todo filho da cidade tem desejo de comandar a cidade onde nasceu. Minha preocupação é com a João Pessoa do amanhã, que tem que andar em frente, que não pode olhar no retrovisor para andar de marcha ré”, declarou o candidato.

Questionado sobre a falta de apoio de Major Fábio (DEM), ele disse que tem ocorrido um movimento de aproximação, uma vez que antes ele assumia uma oposição a Estelizabel e hoje é neutro devido a presença do DEM na chapa. Porém ele deve focar na campanha de Campina Grande. “Mesmo assim, a população sabe que para Major Fábio assumir como deputado federal, Efraim precisa ser vice-prefeito da capital”, disse o democrata.

Sobre o fato de a deputada federal Luiza Erundina (PSB) não apoiar a aliança dos socialistas com o DEM, Efraim declarou que lamenta e que acredita que ela desconhece o papel que o partido desempenha na Paraíba. “Eu fui o único deputado da Paraíba a integrar a Comissão da Reforma Universitária, o único a fazer parte do PNE, que é o Plano Nacional de Educação, o único da Paraíba a votar a favor de que 10% do PIB fossem investidos em educação. Também sou presidente da Comissão de Segurança Púbica e Combate ao Crime Organizado, então agregamos muito à chapa de Estela”, ressaltou.

Efraim ainda acredita que a posição não tão favorável de Estelizabel nas pesquisas vai ser revertida. “Não só acredito como tenho plena convicção [de que Estelizabel vai para o segundo turno]. Três dos candidatos competitivos são de oposição, do lado do governador só tem um. A lógica é que uma vaga seja nossa e a oposição dispute a outra vaga”, explicou. Ele ainda enfatizou que mais de 60% dos eleitores não têm ainda convicção do seu candidato a prefeito. “Maranhão e Cícero são conhecidos de todos os eleitores, e Estela é a menos conhecida entre os candidatos competitivos. Os eleitores estão a procura de projeto positivo que entre em convergência com os que eles já conhecem”.

As entrevistas a candidatos a vice-prefeitos acontecem até o dia 2 agosto, sempre das 14h às 15h. O candidato Nonato Bandeira (PPS) foi o primeiro a ser entrevistado, seguido por Ana Júlia (PSOL), e ainda vão passar pela rodada de perguntas dos jornalistas da Paraíba FM e dos ouvintes Tavinho Santos (PTB) e Ítalo Kumamoto (PSC).

Propostas

Meio Ambiente

Efraim Filho garantiu a conclusão da construção do Parque Cuiá, no Valentina. Segundo ele, meio ambiente e sustentabilidade tem que ser palavra de ordem na cidade. “Esses parques merecem ser destacados e virarão pontos turísticos para que os turistas possam conhecer uma das cidades mais verdes do Brasil”, disse.

Impostos

O candidato também disse que vai diminuir o Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), em benefício à construção civil da cidade. Com isso, ele lembrou que foi um dos dois deputados paraibano que votaram contra o Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). “Faz parte não só de um projeto de governo, mas dos meus princípios e índole, a luta contra impostos abusivos”, comentou Efraim.

‘Forró de Plástico’

Sobre a polêmica presença do chamado ‘forró de plástico’ nas festas organizadas por órgãos públicos, Efraim disse que vai respeitar as diferenças. “Toda manifestação cultural é bem vinda. Temos que respeitar as gerações. João Pessoa tem palcos para todos os gostos”, defendeu.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.