Política

Coronavírus: deputados cobram envio de respiradores para o Sertão da Paraíba

A região já tem dois casos confirmados, confome o boletim da SES divulgado neste sábado.




Hospital Veterinário da UFPB também colocou à disposição da unidade de saúde monitores de frequência cardíaca, máscaras e luvas. Foto: Divulgação

Um grupo de cinco deputados estaduais, com base eleitorais no Sertão da Paraíba, cobraram o envio de respiradores pulmonares para a região, que já contabiliza dois casos confirmados, segundo biletim mais recente da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado na manhã deste sábado (28).

A queixa dos deputados Nabor Wanderley (Republicanos), Erico Djan (Cidadania), Taciano Diniz (Avante), Pollyanna Dutra (PSB) e o deputado federal Hugo Motta (Republicanos) é que a distribuição dos equipamentos está concentrada em Campina Grande e João Pessoa, mesmo com casos confirmados na região.

Até o momento, os 15 respiradores entregues à saúde pública no estado foram todos destinados a hospitais de Campina Grande e João Pessoa e ao Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).

 

Emendas federais

 

Como alternativa, os parlamentares pedem que as emendas federais já aprovadas para a Paraíba sejam revertidas na operacionalização de um complexo de atendimento para casos de Coronavírus no Sertão. De acordo com Nabor Wanderley, já existe uma emenda do deputado federal Hugo Motta no valor de R$ 1 milhão aprovada e destinada à compra de equipamentos nas ações de combate ao Coronavírus na Paraíba.

“Esse valor já está autorizado e nossa sugestão é que seja direcionado para a compra de respiradores e todos os equipamentos necessários para transformarmos o Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro de Patos em uma referência no atendimento na região. Desta forma, conseguiremos dar segurança, tranquilidade e assistência ao povo do nosso Sertão”, sugeriu Nabor.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.