Política

Cartaxo anuncia medidas da 3ª etapa da flexibilização nesta sexta e deve liberar comércio, shoppings e praias em João Pessoa

Shoppings e o comércio, como um todo, vão precisar adotar novos protocolos de funcionamento.




Em meio a pressões de entidades pela reabertura do comércio, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), confirmou que vai anunciar nesta sexta-feira (10) as medidas do início da terceira etapa do Plano Estratégico de Flexibilização. O anúncio acontece no auditório do Paço Municipal, às 16h, e através de transmissão ao vivo nas redes sociais do prefeito e da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Caso siga de fato o plano de flexibilização já anunciado, devem ser abertos estabelecimento de varejo, shoppings centers e centros comerciais, desde que seguindo os novos protocolos. Também devem ser liberadas as realizações de atividades religiosas, com novos protocolos, já que os atuais limitam em 30% da capacidade. A lista da terceira etapa inclui, ainda, serviços públicos não essenciais, praias, praças e parques, além de feiras livres e ambulantes.

Na ocasião, dando sequência ao plano elaborado pela gestão municipal para o retorno seguro das atividades, Luciano Cartaxo apresentará a evolução da cidade nas ações de combate à Covid-19 e os protocolos que orientarão a retomada de novos segmentos ao ‘novo normal’.

Plano Estratégico

 

O Plano Estratégico teve início em 15 de junho, após o fim do isolamento social rígido, com ações planejadas e regras de ouro para garantir a segurança da população e evolução da cidade no enfrentamento à pandemia. Entre elas, o distanciamento social, ou seja, 1,5m de distância entre funcionários e clientes, priorização do trabalho remoto para colaboradores de risco e demarcação de espaço nas filas, além de medidas de higiene como disponibilização do álcool 70% e uso obrigatório de máscaras. Na primeira etapa, retornaram à atividade segmentos como o comércio atacadista, a construção civil, concessionárias, revendas de veículos e locadoras, e empresas de assistência técnica, além de atividades religiosas com 30% da capacidade.

Na segunda etapa, iniciada em 29 de junho, as lojas de material de construção passaram a funcionar com a permanência simultânea de um cliente a cada 10m² de área do estabelecimento. Outros setores como dos profissionais liberais e atletas profissionais retomaram ao trabalho e treinos, respectivamente, seguindo protocolos e observando as medidas de prevenção. Já para as atividades religiosas, foram mantidos os critérios da primeira fase, ou seja, 30% da capacidade. Os ônibus do transporte público coletivo também regressaram nesta última segunda-feira (6), como parte da segunda etapa do Plano de Flexibilização, com novas medidas de segurança e higiene nos ônibus e paradas.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.