Política

Cartaxo afirma que vai deixar a prefeitura de João Pessoa com R$ 354 milhões em caixa

Prefeito detalhou série de obras em andamento e anunciou a equipe de transição.




O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), anunciou na manhã desta quarta-feira (2) os nomes da equipe de transição e divulgou informações de obras e de recursos orçamentários disponíveis. De acordo com a atual gestão, Cícero Lucena (Progressistas), eleito no domingo (29), vai encontrar um administração com salários e precatórios em dia, dívidas previdenciárias equacionadas e  e despesa com pessoal de acordo com o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Cartaxo disse que deixa R$ 354 milhões em caixa.

A equipe de transição da  prefeitura vai contar com os seguintes nomes: Lauro Montenegro.  Secretário de Administração; Adalberto Fulgêncio, secretário de Saúde; Ubiratan Pereira, secretário de Transparência; Sérgio Barbosa. secretário de Finanças; Roberto Wagner, secretário de Planejamento; Abelardo Jurema, secretário de Meio Ambiente; Adelmar Azevedo Régis,  Procurador-Geral do Município; e Hildevânio Macedo, secretário de Gestão Governamental e Articulação Política.

“Vamos dar início ao processo de transição desejando boa sorte ao novo prefeito e equipe e garantindo que faremos este processo da forma mais transparente possível, como tem sido uma marca da nossa gestão. Vamos ofertar todas as condições para que o novo prefeito possa dar continuidade ao nosso trabalho, preservando o que a gente tem de melhor que é a qualidade de vida de nosso povo. Pensamos João Pessoa não por quatro ou oito anos, mas sim no futuro e, por isso, deixamos uma cidade pronta, com muitos investimentos e recursos para que ela seja cada dia melhor”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Através do programa João Pessoa Sustentável,  Luciano Cartaxo disse que está deixando U$ 100 milhões para investimentos em governança, habitação, infraestrutura e meio ambiente. Dentro desta perspectiva, estão previstas a construção do Parque Socioambiental no antigo Lixão do Roger, a urbanização integrada de oito comunidades nas proximidades do Rio Jaguaribe, o Centro de Monitoramento, a modernização da gestão, o Governo Eletrônico e investimentos para tornar mais ágeis e acessíveis os serviços da Prefeitura, como a emissão de alvarás, Habite-se e Licença Ambiental.

A gestão também deixará montado um planejamento para a área da Saúde, o que inclui a reforma do Ortotrauma, a conclusão do Centro de Especialidades Odontológicas de Mangabeira, o Centro de Imagem do Hospital Santa Isabel, a Casa do Parto no Instituto Cândida Vargas e a inauguração dos serviços de Hemodinâmica no Santa Isabel.

Na Educação, Luciano Cartaxo entregou a primeira etapa do Centro de Educação Integrada (CEI), em Mangabeira, e deixa a segunda etapa com obras em andamento, além de projetos para a construção de mais três unidades do  complexo educacional.  A gestão vai deixar ainda 34 escolas em construção, requalificação,  climatização e ampliação e a manutenção e ampliação de 85 creches. Em obras em andamento também vão ficar oito praças em execução, o Parque das Águas em Mangabeira, o Parque da Bica, o Parque das Três Ruas nos Bancários e também o Ginásio Poliesportivo da Praça da Paz, no mesmo Bairro.

Na Habitação, a gestão de Luciano Cartaxo deixará 1.444 unidades habitacionais em fase de conclusão das obras para garantir moradia digna para mais famílias, entre elas nos residenciais Vista Alegre e Vista Verde, além da Urbanização da Comunidade do ‘S’. Também estão previstas as reformas de cinco cozinhas comunitárias, a Casa Centro-Dia Adulto e o Centro Integrado da Assistência Social (CIAS), todas estas obras na área do Desenvolvimento Social e segurança alimentar.

Carta de projetos

Luciano Cartaxo deixa ainda uma Carta de Projetos com obras que podem ser executadas pela próxima gestão como parte do planejamento atual como: Nova Hilton Souto Maior; Interligação das 3 ruas do bairro dos Bancários com a UFPB; 3ª e 4ª Etapas da Barreira do Cabo Branco; Parque Ecológico Sanhauá; Projeto de requalificação da R. Visconde de Pelotas; Projeto de requalificação da General Osório; Reforma do Cemitério do Cristo; Ligação Mangabeira-Valentina; Obra de acessibilidade do Mercado Central; Construção do Terminal Metropolitano; Reforma da Estação Ciência; Parque Quadramares; Vias de acesso no Centro Histórico; Reforma da Antiga Alfandega; Novo São José (Ponte, passarela, urbanização e habitação); Instalação da Escola de Gastronomia (Varadouro); Restauração da Antiga Fábrica de Gelo; Parque do Bessa e Reforma do Conventinho.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.