Política

ALPB realiza eleição para escolher substituto de Genival Matias na vice-presidência da Casa

Deputado morreu durante um passeio de jet ski, em uma praia de Pernambuco.




Foto: Divulgação/ALPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vai realizar na próxima quarta-feira (12), uma sessão extraordinária para eleger o novo 1º vice-presidente da Casa. O nome escolhido ocupará a vaga deixada pelo deputado Genival Matias, morto no dia 19 de julho, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, enquanto passeava de jet ski em uma praia de Pernambuco. A eleição está prevista para às 9h30 desta quarta-feira (12).

De acordo com o Regimento Interno da ALPB, em caso de vacância de cargo da Mesa Diretora por morte, a escolha do substituto deverá acontecer até a quinta sessão realizada após o fato. Neste caso, a eleição será realizada na terceira sessão após a morte de Genival Matias.

Os deputados estaduais interessados em concorrer já podem se inscrever, através de uma ficha disponibilizada pela casa legislativa. O documento deve ser preenchido e encaminhado para o e-mail da presidência da Assembleia até às 17h desta terça-feira (11). Em seguida, o presidente Adriano Galdino listará os candidatos, que terão seus nomes nomes apresentados aos parlamentares.

“A escolha será pelo sistema eletrônico de votação, através do voto secreto. Se houver mais de dois candidatos, será eleito o que obtiver maioria absoluta de votos, ou seja, 19 votos. Caso não ninguém seja eleito no primeiro escrutínio, os dois mais votados vão para uma segunda votação e vencerá o que obtiver maioria simples dos votos. O vendedor será empossado imediatamente”, explicou o secretário legislativo, Guilherme Castro.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.