Policial

Feriado monitorado

Lançado na manhã desta quarta-feira (4) plano de segurança para a Semana Santa terá efetivo de seis mil policiais militares e 300 civis.




Seis mil policiais militares e 300 civis irão fazer a segurança na Paraíba na Semana Santa este ano. O foco principal da atuação policial será a cidade de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa que, conforme o comandante da Polícia Militar Euller Chaves, tem apresentando índices preocupantes de violência. O plano de segurança para a Semana Santa 2012 foi lançado na manhã de ontem pela Secretaria de Segurança e Defesa Social do Estado.

Além da capital, os grandes centros urbanos, como Campina Grande e Patos, receberão atenção especial desde às 00h de hoje até o domingo de Páscoa.

Irão atuar diariamente no policiamento de todo o Estado 1.500 policiais, que devem estar mais atentos à ‘Sexta-feira da Paixão’, dia considerado mais crítico para a ocorrência de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVCP).

“As estatísticas mostram que a sexta-feira é o dia em que mais ocorrem homicídios, além de roubos a residências. A polícia reforça a segurança, mas é preciso também que os moradores se previnam, porque os criminosos planejam as ações e atuam quando existem possibilidades,” afirmou o coronel Euller.

Além de Santa Rita, a cidade de Cabedelo também é considerada uma área que registra índices alarmantes de violência.

“Apesar do crime ser dinâmico, Santa Rita hoje é o grande foco na Região Metropolitana e em razão disso já está sendo bem cuidada. Também estabelecemos como prioridade a atuação policial nas cidades de Campina Grande e Patos, que também apresentam índices alarmantes,” completou o comandante da PM.

A Polícia Civil vai reforçar os plantões nas delegacias especializadas de Repressão a Entorpecentes e Crimes Contra a Pessoa, além de aumentar o efetivo que atua nas Delegacias Distritais.

Segundo o delegado geral de Polícia Civil, Severiano Pedro, aproximadamente 300 policiais civis devem atuar na Semana Santa. Em Campina Grande, os plantões das delegacias de Crimes Contra a Pessoa e Crimes Contra o Patrimônio estão sendo reforçados.

No Litoral Sul do Estado o plantão polo será na Delegacia do município de Pedras de Fogo mas também será disponibilizado plantão na delegacia da cidade do Conde, com o objetivo de atender a patrulha do litoral. A Polícia Civil atua de forma integrada com o Instituto de Polícia Científica e Polícia Militar.

Equipes do Batalhão de Trânsito (BPTran), Batalhão Ambiental, Canil, Choque, Gate, Rotam, além do Corpo de Bombeiros, garantem a segurança da população e visitantes da Paraíba durante a Semana Santa.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.