Notícias

Taxistas podem usar faixa exclusiva de ônibus, em João Pessoa, mesmo sem passageiros

Desde 2016, taxistas já podiam usar a faixa exclusiva de ônibus, mas apena transportando passageiros.




(Foto: Rizemberg Felipe)

A livre circulação de taxistas nas faixas exclusivas de ônibus, mesmo quando estiverem sem passageiros, foi autorizada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). A medida foi publicada no Semanário Oficial da Prefeitura de João Pessoa, nesta segunda-feira (3), e divulgado nesta quarta-feira (5).

De acordo com o superintendente da Semob-JP, George Morais, a autorização tem como objetivo agilizar as viagens sem prejuízo ao transporte coletivo, tendo em vista que o serviço de táxi realiza um trabalho regulamentado pelo município e a utilização das faixas não interfere na operacionalidade dos ônibus.

A medida beneficia exclusivamente taxistas cadastrados na Semob-JP, em qualquer horário e dia da semana, em todas as faixas exclusivas de ônibus existentes ou a serem implantadas futuramente. Desde 2016, taxistas já podiam usar a faixa exclusiva de ônibus, mas apenas se estivessem transportando passageiros no momento da circulação.

“Vamos continuar monitorando e avaliando a circulação nas faixas, primando pela velocidade dos ônibus. Observamos que mesmo com a utilização dos taxistas não foi detectada redução da velocidade dos ônibus do sistema de transporte coletivo urbano”, explica George Morais.

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.