Notícias

Quantidade de leitos para atendimento de Covid-19 é ampliada na rede hospitalar da PB

Segundo Governo do Estado, novos 109 leitos serão abertos até o dia 8 de março.




Foto: Divulgação/Secom-JP

O Governo da Paraíba anunciou, nesta terça-feira (23), a ampliação da quantidade de leitos para atendimento de pessoas com Covid-19, para evitar o colapso no sistema de saúde público estadual. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), novos 109 leitos, sendo 58 de UTI e 51 de enfermaria, serão abertos até o próximo dia 8 de março.

Com a ampliação, a Paraíba passará a ter 930 leitos exclusivos para o atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, segundo o governo. Atualmente, 821 leitos são utilizados no atendimento desses pacientes.

O secretário executivo de Saúde do Estado, Daniel Beltrammi, disse que os leitos serão abertos de forma escalonada, ou seja, aos poucos. Nesta terça (23), foram ativados 14 de leitos de UTI, sendo 10 no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa; dois no Hospital Metropolitano, em Santa Rita; e dois no Hospital Regional de Piancó.

Daniel Beltrammi também garantiu que novos dez leitos serão ativados em Cajazeiras, no Sertão do estado, e reforçou que o plano de contingência está sendo preparado uma eventual necessidade de seu uso.

Os últimos dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostram 76% dos leitos de UTI adulto da Paraíba estão ocupados. Na Grande João Pessoa, 90% dos leitos de UTI estão ocupados, no Sertão 94% e em Campina Grande  48%. O estado tem 213.227 casos de Covid-19 e 4.379 mortes confirmadas pela doença.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.