Notícias

Pessoas com deficiência acima de 55 anos podem se vacinar em João Pessoa, a partir desta terça

Pessoas com comorbidades, que tenham 45 anos de idade ou mais, também seguem recebendo a vacina




Pessoas com deficiência de 55+, 45+ e profissionais de saúde 35+ serão vacinadas nesta terça-feira, em JP (Foto: Divulgação/Secom-JP)

Nesta terça-feira (4), a vacinação em João Pessoa passará a atender pessoas com 55 anos ou mais, que tenham algum tipo de deficiência. Pessoas com comorbidades, que tenham 45 anos de idade ou mais, além de trabalhadores de saúde a partir dos 35 anos, que estão sendo vacinados desde segunda-feira (3), também seguirão recebendo doses do imunizante.

O horário de atendimento nos postos de drive thru será das 9h às 15h e o funcionamento dos ginásios será das 8h às 12h.

Para quem tem 55 anos ou mais e algum tipo de deficiência, a vacinação para este grupo acontecerá das 8h às 12h em quatro locais: Instituto dos Cegos da Paraíba, no Bairro dos Estados; Centro Helena Holanda, no Pedro Gondim; Associação Pestalozzi da Paraíba, no Cristo Redentor; e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), nos Bancários.

As pessoas com comorbidades que tenham 45 anos ou mais e trabalhadores de saúde, a partir dos 35 anos, poderão tomar a primeira dose do imunizante nos postos do tipo drive thru: Santuário Mãe Rainha (Aeroclube) e Mangabeira Shopping (Mangabeira), além de dez ginásios.

Quem tomou a primeira dose da vacina Corovac/Butantan até o dia 5 de abril deve receber segunda dose no drive thru localizado no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Quem já completou 90 dias da dose inicial da vacina AstraZeneca/FioCruz, tomará a segunda dose no drive thru instalado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Público-alvo

As comorbidades atendidas nessa fase da imunização são hipertensão, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos, pessoas com obesidade grau 3 – IMC >40. Foram incluídos, ainda, hemofílicos a partir dos 18 anos de idade e mulheres com comorbidades que estejam gestantes ou puérperas.

O grupo das pessoas com deficiência compreende indivíduos com limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.

Agendamento

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a localização de cada público para não haver confusão na procura pelo imunizante. Para facilitar a identificação do local, insiste na priorização do agendamento através do aplicativo Vacina João Pessoa ou no site vacina.joaopessoa.pb.gov.br.

Com o agendamento, o cidadão garante que será vacinado no local indicado, com agilidade e segurança. Aquelas pessoas que tiverem dificuldades com a ferramenta eletrônica podem ir até os postos de vacinação para receber ajuda nessa operação, porém, terão de se submeter à fila específica sem a certeza de tomar a vacina, devido à limitação da oferta de imunizantes.

Documentação exigida

Quem for tomar a vacina é imprescindível levar documento oficial com foto, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência. Os trabalhadores de saúde devem portar, ainda, uma declaração do local de trabalho ou contracheque e carteira do conselho correspondente para os profissionais de saúde.

É necessário que levem cópia da documentação que comprova a comorbidade do paciente, pois ela ficará retida para posterior apuração por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público.

As pessoas com deficiência devem apresentar laudo médico que comprova a deficiência ou preencher formulário de autodeclaração disponibilizado no local de vacinação.

Quem for tomar a segunda dose deve levar o cartão de vacinação com a primeira dose indicando a data até 5 de abril (para Coronavac) e mais de 90 dias (para AstraZeneca).

Transporte gratuito

As pessoas que precisarem se deslocar de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo da Paraíba, respectivamente. Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma para o deslocamento até o ponto de vacinação deverá acessar o aplicativo na categoria 99 Pop e inserir o código promocional ‘Promocodes’, que será destinado exclusivamente para o transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa.

 

Confira os locais com postos de vacinação nesta terça-feira (4):

 

Pessoas com deficiência – 8h às 12h
Instituto dos Cegos da Paraíba (Bairro dos Estados)
Centro Helena Holanda (Pedro Gondim)
Associação Pestalozzi (Cristo Redentor)
Apae (Bancários)

Ginásios (1ª dose de AstraZeneca) – 8h às 12h

Distrito Sanitário I
Escola Estadual Papa Paulo VI (Cruz das Armas)
Escola Municipal Dom José Maria Pires (Oitizeiro)

Distrito Sanitário II
Escola Municipal Darcy Ribeiro (Funcionários II)
Escola M. Jornalista Raimundo Nonato Batista (Gramame)

Distrito Sanitário III
Escola Municipal Dom Helder (Valentina de Figueiredo)
Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

Distrito Sanitário IV
Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Jaguaribe)
Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)

Distrito Sanitário V
Escola Municipal Leonel Brizola (Tambauzinho)
Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

Drive thru/pedestres (1ª dose de AstraZeneca) – 9h às 15h
Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)
Mangabeira Shopping (Mangabeira)

Drive thru (2ª dose) – 9h às 15h
AstraZeneca/Fiocruz: UFPB – acesso pelo HU (Castelo Branco)
Butantan/Coronavac: Unipê (Água Fria)


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.