Notícias

Paraíba recebe medicamentos do 'kit de intubação' para tratamento de pacientes com Covid-19

Mais de 32 mil medicamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde.




Kit intubação. Foto: Americo/Sesa

Um total de 32.882 medicamentos do ‘kit intubação’, chegaram à Paraíba neste domingo (18), de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado. Os medicamentos são sedativos e neurobloqueadores usados para manter pacientes em leitos de UTI com respiração artificial. A demanda desses medicamentos tem sido muito alta por conta dos pacientes com Covid-19.

O ‘kit Intubação’ inclui: 375 unidades de Fentanila, que é usada para Analgesia; 6.278 Cisatracúrio, que atua como bloqueador neuromuscular, além de dois tipos de remédios para sedação – 6.131 Propofol e 20.098 Midazolam.

A compra dos medicamentos é uma responsabilidade de estados, municípios e hospitais, mas com o aumento das internações que lotam UTIs pelo Brasil, o Ministério da Saúde determinou a “requisição administrativa” dos itens do kit intubação, ou seja, toda a produção nacional que ainda não está comprometida em contrato deve ser enviada ao governo federal para posterior distribuição.

Ao todo serão 2,3 milhões de medicamentos a serem distribuídos em todo o país. Os insumos foram adquiridos na China e doados ao governo federal por empresas como a Petrobras, Vale, Engie, Itaú Unibanco, Klabin e Raízen.

Na Paraíba, os medicamentos serão distribuídos pela SES-PB em hospitais públicos e privado (contratados pelo SUS) que tratam casos de coronavírus.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.