Notícias

Municípios paraibanos ficam abaixo da média nacional em índice de desenvolvimento

João Pessoa, que é a cidade paraibana mais bem avaliada, teve uma pontuação de apenas 57,80 pontos.




Todos os 14 municípios paraibanos analisados pelo Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) ficaram abaixo do ranking nacional. O índice divulgado nesta terça-feira (23) analisa um total de 88 indicadores divididos em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que foram definidos pela Organização das Nações Unidas em 2015 para que os países signatários alcancem até 2030. No Brasil, 770 municípios são avaliados regularmente e, numa nota que vai de 0 a 100, o país apresenta uma média nacional de 72,67. João Pessoa, contudo, que é a cidade paraibana mais bem avaliada, teve uma pontuação de apenas 57,80 pontos.

No ranking nacional, a capital paraibana ocupa a 251ª posição. Campina Grande, em segundo lugar entre os paraibanos, tem nota 53,31 e ocupa a 430ª colocação geral. A cidade paraibana que tem pior pontuação é Pitimbu, em 754º lugar e 39penas em 24º ,39 pontos.

O IDSC analisa questões como erradicação da pobreza, agricultura sustentável, acesso a saúde e educação de qualidade, igualdade de gênero, saneamento básico, acesso à energia limpa e a trabalho decente, redução das desigualdades, sustentabilidade, entre outros.

A título de comparação, a cidade com melhor pontuação no Brasil é Morungaba, interior de São Paulo, com uma nota de 73,40%. A propósito, uma questão que foi escancarada pelo ranking é a desigualdade entre estados e regiões.

As 23 primeiras colocações são ocupadas por municípios do estado de São Paulo. Apenas em 24º lugar aparece Rancho Queimado, de Santa Catarina, com 66,24 pontos.

Em mesmo sentido, as 110 primeiras colocações são ocupadas por cidades do Sul e do Sudeste do país. Goianésia, de Goiás, é a primeira cidade da lista fora dessas regiões.

Já entre as cidades nordestinas, a primeira colocada é Madre de Deus, da Bahia, que em 114º tem 61,60 pontos. João Pessoa ocupa a segunda colocação regional.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.