Notícias

Covid-19 na Paraíba: mortes e casos confirmados

Pelo menos 1.108 novos casos e 29 mortes provocadas pelo novo coronavírus foram confirmadas em 24 horas.




Covid-19 na Paraíba: mortes e casos confirmados diariamente / Foto: REUTERS/Lindsey Wasson

A Paraíba soma 283.147 casos confirmados e 6.549 mortes provocadas por infecção pela Covid-19 desde o início da pandemia. Nesta quarta-feira (21), foram registrados mais 1.108 casos e 29 mortes causadas pelo novo coronavírus, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Entre os pacientes que tiveram a morte confirmada, nesta quarta-feira, após apresentarem sintomas e serem testados para a doença, estão 17 homens e 12 mulheres. Diabetes e cardiopatia foram as comorbidades mais frequentes entre as vítimas.

As mortes foram registradas nas cidades de Bananeiras (1), Bayeux (2), Cajazeiras (1), Campina Grande (4), Diamante (1), Esperança (2), Itabaiana (1), João Pessoa (10), Monteiro (1), Pedras de Fogo (1), Pilar (1), Santa Rita (2), Serraria (1) e Solânea (1).

Mortes e casos confirmados de Covid-19 na Paraíba

  • 283.147 casos
  • 6.549 mortes
  • 195.115 recuperados
  • 223 cidades com casos confirmados
  • 215 cidades com mortes registradas

Cidades com mais casos nas últimas 24 horas

  • João Pessoa – 240 novos casos
  • Campina Grande – 162 novos casos
  • Alagoa Grande – 57 novos casos
  • Cajazeiras – 37 novos casos
  • Cabedelo – 28 novos casos

Ocupação de leitos de UTI Covid na Paraíba

A ocupação média de leitos de UTI adulta e pediátrica nas três macrorregiões de saúde da Paraíba é de 61%.

  • Região metropolitana de João Pessoa – 64% dos leitos de UTI para adultos estão ocupados
  • Campina Grande – 65% dos leitos de UTI para adultos estão ocupados
  • Sertão – 53% dos leitos de UTI para adultos estão ocupados

Também nas últimas 24 horas, de acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 53 pacientes com a doença precisaram ser internados.

Vacinação contra Covid-19 na Paraíba

O sistema do painel de aplicação de doses do Ministério da Saúde está passando por manutenção, por isso não há dados atualizados. Segundo os últimos dados registrados no sistema de informação SI-PNI, 789.047 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no estado. Delas, 585.154 foram aplicadas como primeira dose, e 203.893 como segunda fase da imunização.

O que fazer se apresentar sintomas da Covid-19 na Paraíba

Tosse, febre, perda de olfato ou paladar e fadiga são os principais sintomas de infecção pelo novo coronavírus. A Covid-19, no entanto, também pode causar congestão nasal, dores de cabeça e na garganta, coriza, diarreia, cansaço e falta de ar.

Ao apresentar esses sintomas, o paciente deve procurar atendimentos que são considerados portas de entrada para o tratamento da doença, como as Unidades Básicas de Saúde na Família (UBSF).

Em João Pessoa, todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) oferecem os primeiros atendimentos para pessoas com sintomas do novo coronavírus. Para desafogar esse serviço, a prefeitura também disponibilizou a aplicação de testes em duas escolas municipais.

Em Campina Grande, o serviço de referência para tratamento o diagnóstico e tratamento da doença é o Hospital Municipal Pedro I.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.