Notícias

App “SOS Mulher Brasil” ganha novas funcionalidades para facilitar denúncias de violência contra mulheres

App agora conta com botão para denúncias via WhatsApp, Telegram e em Libras.




SOS Mulher Brasil

SOS Mulher Brasil ganha novas funcionalidades.
Foto: Luana Silva/Felipe Lima

O aplicativo SOS Mulher Brasil ganhou três novas funcionalidades. Agora, os usuários podem denunciar pelo WhatsApp e Telegram e também em Libras, em casos de portadores de deficiência auditiva. Ao todo, o aplicativo gratuito criado por uma empresa paraibana conta com nove canais para denúncias. 

Nas denúncias utilizando os botões para WhatsApp e Telegram, o atendimento é realizado por mulheres bilíngues na central do 180, em Brasília. Os usuários recebem um número de protocolo para acompanhar os próximos passos após a denúncia. 

De acordo com o criador do SOS Mulher Brasil,  o professor, empresário e apresentador Fábio César, em março de 2021, o aplicativo recebeu 53% a mais de denúncias. Ele avalia de forma positiva a repercussão da aplicação. 

“Há 15 dias que comecei a implementação destes aditivos, e a receptividade é muito boa, inclusive são muitos os testemunhos destas ações facilitadoras e quantidade de denúncias após incremento”, afirmou. 

Violência contra a mulher na pandemia 

O aplicativo SOS Mulher Brasil vem ajudando as vítimas de violência a denunciar de forma anônima, principalmente após a pandemia, quando muitas mulheres ficaram confinadas com os seus agressores.  Segundo informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em 2020, foram registradas 105.821 denúncias de violência contra a mulher nas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100. 

“Nós Salvamos Vidas”: confira outros aplicativos para denúncias 

A empresa que criou o “SOS Mulher” também disponibilizou outras aplicações para denúncias de violências diversas. São eles o SOS Brasil Criança, SOS Cães e Gatos e SOS Amazônia.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.